Obtenção de coenzima Q10 a partir de espinafre e produção de nanopartículas de prata a partir de síntese verde
Carregando...
Data
Supervisor
Silva, Regildo Marcio Gonçalves 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
A coenzima Q10 (CoQ10) é uma molécula lipossolúvel essencial para a produção de energia nas mitocôndrias, além de exercer importante função antioxidante nas membranas celulares. Embora sua biossíntese ocorra endogenamente, a CoQ10 também pode ser obtida por meio da alimentação, sendo o espinafre uma fonte vegetal promissora. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia para a extração de CoQ10 a partir do espinafre e aplicar técnicas de micro e nanociência visando à melhoria de sua estabilidade físico-química e biodisponibilidade. A amostra obtida foi submetida à avaliação da atividade antioxidante por meio de ensaios in vitro,
incluindo o teste de sequestro de radicais DPPH, quantificação de polifenóis totais e ensaio de Borntrager. Os resultados contribuem para o avanço no aproveitamento de fontes naturais de CoQ10 e no desenvolvimento de sistemas inovadores de liberação desse composto bioativo.
Descrição
FIGUEIREDO, Célia Cristina Malaguti. Obtenção de coenzima Q10 a partir de espinafre e produção de nanopartículas de prata a partir de síntese verde. 2025. Relatório de Pós-doutorado (Pós-doutorado-Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2025.
Palavras-chave
Estresse oxidativo, Enzimas - Antioxidantes, Nanotecnologia, Nanotecnologia, Etnofarmacologia
Idioma
Português


