Logotipo do repositório
 

Publicação:
A teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexões

dc.contributor.authorTeixeira, Lucas André [UNESP]
dc.contributor.authorReis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
dc.contributor.authorTalamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:42Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:42Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe acceleration of economic and scientific development caused by the production system and mechanistic science, have created new power structures and new political and social problems, including environmental ones, consolidating a period of widespread crisis in different spheres of society. In this context, reflection about the major causes of environmental problems is necessary in the field of environmental education. Therefore, considering that the current environmental crisis is directly related to the mode and the devices of production of the capitalist system, initiatives on environmental education should reflect, from a historical and dialectical process, on what is advocated by capitalist society. Considering the various theoretical-practical concepts and approaches in environmental education, the principles of Critical Environmental Education can provide conditions to confront the structural crisis that we are facing, through the educational process. It is a political process of reflection and critical appropriation of knowledge, attitudes, values and behaviors that aims to contribute to build a sustainable society from the social and environmental points of view. We intend to articulate it through the theoretical formulations of Historical-Critical Pedagogy with the purpose of presenting a reflection that may contribute to a pedagogic response to environmental issues, especially regarding the formation of teachers who develop projects in schools. Thus, this present study intends to highlight the contributions of the philosophy of praxis in the formation of environmental educators, grounded in theoretical aspects of Critical Environmental Education.en
dc.description.abstractA aceleração dos desenvolvimentos econômico e científico causada pelo sistema de produção e pela ciência mecanicista fez surgir novas estruturações de poder e novos problemas políticos e sociais, inclusive os ambientais, consolidando-se, assim, um período de crises disseminadas nos vários âmbitos da sociedade. Em tal conjuntura, a reflexão sobre as principais causas da problemática ambiental apresenta-se como necessidade para o campo da educação ambiental. Considerando, portanto, que a atual crise ambiental está diretamente relacionada ao modo e aos meios de produção do sistema capitalista, entende-se que as iniciativas no âmbito da educação ambiental devem refletir, a partir de um processo histórico e dialético, sobre o que preconiza a sociedade do capital. Diante das diversas concepções e abordagens teórico-práticas existentes na educação ambiental, os princípios da educação ambiental crítica podem criar condições para o enfrentamento da crise estrutural que estamos vivenciando, a partir do processo educativo. Entendida como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos, que tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e social, pretendemos articulá-la às formulações teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica, com vistas a apresentar uma reflexão que contribua para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental, especialmente no que diz respeito à formação dos professores que desenvolvem projetos no âmbito escolar. Assim, o presente estudo objetiva evidenciar as contribuições da filosofia da práxis na formação do educador ambiental, tendo como fundamentação os pressupostos teóricos inseridos na vertente da educação ambiental crítica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Ciências Biológicas, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Ciências Biológicas, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent227-237
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001
dc.identifier.citationOlhar de Professor, v. 14, n. 2, p. 227-237, 2011.
dc.identifier.doi10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001
dc.identifier.fileISSN1518-5648-2011-14-02-227-237.pdf
dc.identifier.issn1518-5648
dc.identifier.lattes6884166908566843
dc.identifier.lattes4949469318546934
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134623
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofOlhar de Professor
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPedagogical praxisen
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPráxis pedagógicapt
dc.titleA teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexõespt
dc.title.alternativeTheory, practice, teachers and environmental education: some reflectionsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6884166908566843
unesp.author.lattes4949469318546934
unesp.author.orcid0000-0002-8210-1184[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - IBBpt
unesp.departmentCiências Biológicas - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1518-5648-2011-14-02-227-237.pdf
Tamanho:
148.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format