Publicação: Cinema em palavras: roteiros não filmados de Joaquim Pedro de Andrade
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Data
Autores
Orientador
Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O campo de pesquisa no qual este trabalho se insere é o das intricadas relações entre literatura e cinema, e três são os seus objetos de estudo: Vida mansa (1984), O Imponderável Bento contra o Crioulo Voador (1990) e Casa-grande, senzala & cia (2001), roteiros não filmados de Joaquim Pedro de Andrade, um dos expoentes do Cinema Novo. A partir do entendimento do roteiro cinematográfico como objeto passível de análise e de valor tanto para os estudos literários quanto para a própria história do cinema, cujas imagens partem, quase sempre, de palavras, as produções mencionadas foram examinadas com o intuito de problematizar o discurso ortodoxo dos manuais acerca da escrita para as telas; caracterizar o roteiro como objeto essencialmente intermidiático e, por conseguinte, como um lugar privilegiado para se observar o processo de fatura de um texto, bem como a íntima relação entre palavra e imagem, literatura e cinema; e, por fim, iluminar aspectos da própria cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade, como o tópico da antropofagia e a preocupação de seus filmes com a cultura, a história e a identidade nacional.
Resumo (inglês)
The research field in which this work is inserted is that of the intricate relations between literature and cinema. Its objects of study are: Vida mansa (1984), O Imponderável Bento contra o Crioulo Voador (1990) and Casa-grande, senzala & cia (2001), non-filmed scripts by Joaquim Pedro de Andrade, one of the main names of Brazilian Cinema Novo. Based on the understanding of the screenplay as an object that can be analyzed and of value for both literary studies and history of cinema itself – which frames almost always start from words –, the scripts mentioned above were examined in order to discuss the orthodoxy discourse of the screenwriting manuals; to characterize the screenplay as an intermedia text in essence and, therefore, as a privileged place to observe the process of making a text, as well as the intimate relationship between word and image, literature and cinema; and ultimately to shed light on certain aspects of Joaquim Pedro de Andrade’s movies, such as the anthropophagy issue and their attention to Brazilian culture, history and national identity.
Descrição
Palavras-chave
Literatura e cinema, Roteiro não filmado, Intermidialidade, Joaquim Pedro de Andrade, Antropofagia
Idioma
Português