Publicação: Dueto: aprendendo em dupla: processo de desenvolvimento de brinquedo inclusivo com foco em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Medola, Fausto Orsi
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Design
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento
que acomete principalmente as habilidades comportamentais, sociais e cognitivas e
cada criança apresenta suas preferências e peculiaridades e requerem um
planejamento pedagógico inclusivo e especializado para se adaptar às suas
necessidades de aprendizagem. A problemática analisada ao decorrer da pesquisa,
foi o fato de que os jogos e brinquedos presentes no mercado, em sua maioria,
estimulam sim a interação, porém, de modo competitivo e isso pode gerar um
grande gatilho para as crianças com TEA, podendo levar ao desestímulo,
desinteresse ou até mesmo crises agressivas. O objetivo do projeto é a criação de
um brinquedo inclusivo, com foco em crianças com TEA, visando ser utilizado como
um recurso de aprendizagem em escolas e clínicas de tratamento especializado, de
modo que estimule alguns eixos psicomotores como a interação social através do
incentivo da fala, além de possibilitar a execução de atividades que trabalhem a
coordenação motora fina, de maneira divertida e eficiente para contribuir com o
processo de desenvolvimento de cada um dos usuários. Para isso, houve a
realização de estudos sobre o transtorno e sobre a questão de inclusão social, além
de entrevistas com profissionais da área para validação do projeto, sendo julgado
com grande potencial em estimular a interação social positiva.
Resumo (português)
Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that mainly affects behavioral, social and cognitive skills and each child has their preferences and peculiarities and requires an inclusive and specialized pedagogical planning to adapt to their learning needs. The problem analyzed during the research was the fact that most games and toys on the market do stimulate interaction, but in a competitive way, and this can be a major trigger for children with ASD, which can lead to discouragement, disinterest, or even aggressive crises. The project's goal is to create an inclusive toy, focused on children with ASD, in order to be used as a learning resource in schools and specialized treatment clinics, so that it stimulates some psychomotor axes such as social interaction through speech stimulation, besides enabling the execution of activities that work fine motor coordination, in a fun and efficient way to contribute to the development process of each user. To this end, studies were carried out on the disorder and on the issue of social inclusion, in
addition to interviews with professionals in the area to validate the project, and it was judged to have great potential in stimulating positive social interaction.
Descrição
Palavras-chave
Transtorno Espectro Autista, Crianças, Aprendizagem, Brinquedo
Idioma
Português
Como citar
Almeida, Mariana Anjos de. Dueto: aprendendo em dupla: processo de desenvolvimento de brinquedo inclusivo com foco em crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.