Publication: Brincando de gangorra: uma discussão sobre formação de professores e uso de tecnologias
Loading...
Date
Authors
Advisor
Lins, Romulo Campos 

Coadvisor
Graduate program
Educação Matemática - IGCE
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Master's thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
O objetivo desse trabalho é contar histórias sobre mim e sobre um processo formativo. No primeiro capítulo apresento uma leitura plausível de um trabalho que dizem ter sido feito por mim, mas que eu acredito em coisas diferentes das coisas que aquele autor escreveu. Nesse texto apresento minhas perspectivas para ensinar, ensino e formação, que é base para o que escrevo nos demais capítulos. O segundo capítulo é um trecho no qual apresento uma perspectiva acerca do uso da tecnologia em salas de aula. Para desenvolvê-la, levo em consideração minhas experiências enquanto professor do Curso de GeoGebra e o referencial teórico que tem embasado minhas discussões e crenças. No terceiro capítulo apresento uma leitura sobre possibilidades de formação do Curso de GeoGebra lhes proporciona. Para isso, considero algumas das escolhas que fizemos ao elaborarmos o curso e faço uma análise das consequências decorrente delas, a partir da perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. No último texto escrevo um pouco sobre o processo de elaboração dessa pesquisa e sobre minhas aspirações enquanto alguém em um processo de formação.
Abstract (english)
The objective of this work is to tell histories about me and about a process of formation. In the first charpter I present a plausible reading about a work that say have done by me but I belive in diferent thigs that the author belive. In this text I present my perspective about to teach, education and formation. In the second charpter I presente my perspective about to use tecnology in education. To develop it, I consider my experience as a teacher into a Couse of GeoGebra and the theoretical framework on wich I base myself. In the third charpter I present a reading about formation possibilities of a Course of GeoGebra. I consider some choice that we made while developed the course and I buid a analysis in a Semantic Fields Model view. In the last text I this processo of formation and about my experiences while someone who is in this process.
Description
Keywords
Ensino, Ensinar, Formação, Perspectiva de uso de tecnologia, Possibilidades de formação, Education, Teaching, Formation, Technology in education, Formation possibilities
Language
Portuguese