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Publicação:
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia

dc.contributor.authorSomensi, Camila [UNESP]
dc.contributor.authorOittica, Cristine Reis [UNESP]
dc.contributor.authorVicente, Luciano Aparecido [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:22Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:22Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente trabalho visa refletir sobre as fragilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCN/P, 2006), indagando sobre a articulação ou não do curso como licenciatura ou bacharelado, considerando as demandas da organização do trabalho no mundo contemporâneo. Com esse objetivo analisaremos as DCN/P (2006) e seu processo de planejamento e implantação, observando a opinião crítica de especialistas em educação . Elencamos algumas críticas tecidas por esses teóricos sobre a legislação e por fim discutiremos sobre uma questão que emerge ao analisarmos as DCN/P (2006): A pedagogia é apenas licenciatura como foi explicitado na lei ? A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica, buscando-se interpretar os dados a partir da perspectiva dialética, que considera os objetos de estudo a partir de sua contradição e conflito. O curso de Pedagogia em virtude das DCN/P (2006) foi definido apenas como licenciatura, em uma tentativa de agrupar os conhecimentos de licenciatura e bacharelado. Porém essa organização do processo formativo acaba prejudicando a formação do pedagogo, tanto como professor da educação básica, como gestor escolar e também como pedagogo em espaços não escolares. O curso de pedagogia ao propor formar para muitas atividades (professor, gestor, pesquisador, pedagogo extra-escolar), acaba não formando adequadamente para nenhuma das funções que se propõe. Nesse sentido, como alunos desse curso propomos como urgente uma revisão das DCN/P (2006) com o intuito de assegurar uma diretriz curricular que forme para a licenciatura e, também, uma outra que forme para o bacharelado.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent7884-7896
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7884-7896
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-7884-7896.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141765
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectDiretrizes curriculares da pedagogiapt
dc.subjectLicenciatura e bachareladopt
dc.titleLicenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogiapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

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