Programa de formação colaborativa de uma comunidade escolar da Bahia no contexto da comunicação aumentativa e alternativa
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Data
Autores
Orientador
Deliberato, Débora 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Programas de formação de professores no contexto da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem ocorrido com intuito de promover a garantia ao acesso, participação, permanência e aprendizado do estudante Público da Educação Especial. Nesse sentido, a formação da comunidade escolar, pode oferecer condições para que este estudante, receba de modo adequado o amparo para suas necessidades comunicativas e de aprendizagem dentro e fora da escola. A questão que conduziu esta pesquisa foi: como um programa de formação colaborativa, em formato teórico e prático, pode contribuir para formação da comunidade escolar que atua com o estudante Público da Educação Especial que apresenta necessidades complexas de comunicação (NCC)? O objetivo desta pesquisa foi elaborar, implementar e avaliar um programa de formação colaborativa no contexto da CAA, de modo teórico e prático para uma comunidade escolar de uma cidade do Nordeste, no interior da Bahia. Quanto à metodologia utilizada, trata-se de um estudo de caso de uma escola de Ensino Fundamental I. Participaram da pesquisa membros da comunidade escolar que atuavam com dois estudantes Público da Educação Especial com necessidades complexas de comunicação, Paralisia Cerebral e TEA, portanto, duas professoras regentes, duas professoras do atendimento educacional especializado, duas profissionais de apoio escolar, uma coordenadora pedagógica, uma diretora, os dois estudantes, duas mães dos respectivos estudantes e uma profissional de saúde, psicóloga. A coleta dos dados ocorreu de outubro de 2021 a agosto de 2023. Os procedimentos foram realizados por ciclos de formação: no ciclo 1, houve a seleção e caracterização da comunidade escolar; o ciclo 2 ocorreu a identificação de habilidades e barreiras para atuar com os estudantes; o ciclo 3 delineou a organização e realização da formação teórica da comunidade escolar; o ciclo 4 contou com a organização e prática de um plano de ações colaborativas; ciclo 5 foi a validação social/avaliação do programa de formação em CAA para a comunidade escolar. Os dados das observações, das entrevistas, assim como das intervenções foram transcritos e organizados em um texto único, seguindo a proposta de triangulação dos dados de Triviños (2001). Os resultados indicaram sete categorias e subcategorias, respectivamente: comunicação; habilidade do estudante; vocabulário; habilidade do interlocutor; mediação da equipe; recursos e formação da comunidade escolar. E as seguintes subcategorias: habilidade expressiva; desempenho; área de interesse; atitude; recursos e estratégias; atividades; mediação no uso do recurso; desafio; recurso e estratégia; gestão; profissional de saúde, profissional de apoio escolar, família. Tanto a identificação das categorias e subcategorias, quanto a análise dos trechos de fala, serviram de parâmetro para a organização do programa de formação para a comunidade escolar. Após a validação social realizada com os participantes, foi possível identificar a repercussão pessoal na atuação da comunidade escolar ao estudante Público da Educação Especial com necessidades complexas de comunicação na escola. Conclui-se, com isso, que este programa trouxe impacto no envolvimento pedagógico da comunidade escolar ao estudante Público da Educação Especial com necessidades complexas de comunicação.
Resumo (inglês)
Teacher training programs in the context of Augmentative and Alternative Communication (AAC) have been developed with the aim of promoting access, participation, retention and learning for public school students with special education. In this sense, the training of the school community can provide conditions for these students to receive adequate support for their communication and learning needs inside and outside of school. The question that guided this research was: how can a collaborative training program, in a theoretical and practical format, contribute to the training of the school community that works with public school students with special education who have needs communication complex (NCC)? The objective of this research was to develop, implement and evaluate a collaborative training program in the context of Augmentative and Alternative Communication (AAC), in a theoretical and practical way for a school community in a city in the Northeast, in the interior of Bahia. Regarding the methodology used, this is a case study of an Elementary School I. The research included members of the school community who worked with two special education students with special education who have needs communication complex, Cerebral Palsy, and ASD, therefore, two main teachers, two specialized educational service teachers, two school support professionals, a pedagogical coordinator, a principal, the two students, two mothers of the respective students, and a health professional, a psychologist. Data collection took place from October 2021 to August 2023. The procedures were carried out by training cycles: in cycle 1, there was the selection and characterization of the school community; cycle 2 identified skills and barriers to working with students; cycle 3 outlined the organization and implementation of the theoretical training of the school community; cycle 4 included the organization and practice of a collaborative action plan; cycle 5 was the social validation/evaluation of the AAC training program for the school community. The data from the observations, interviews, and interventions were transcribed and organized into a single text, following Triviños' (2001) proposal for data triangulation. The results indicated seven categories and subcategories, respectively: communication; student ability; vocabulary; interlocutor ability; team mediation; resources and training of the school community. And the following subcategories: expressive ability; performance; area of interest; attitude; resources and strategies; activities; mediation in the use of resources; challenge; resource and strategy; management; health professional, school support professional, family. Both the identification of categories and subcategories and the analysis of speech excerpts served as parameters for organizing the training program for the school community. After the social validation carried out with the participants, it was possible to identify the personal impact on the school community's performance towards public school students with special education and special education who have needs communication complex at school. It is concluded, therefore, that this program had an impact on the pedagogical involvement of the school community towards public school students with special education and special education who have needs communication complex.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Pessoas com deficiência Meios de comunicação, Professores alfabetizadores Formação, Comunidade e escola, Estudantes com deficiência, Special education, People with disabilities Means of communication, Community and school, Students with disabilities
Idioma
Português
Citação
GOLDONI, Natálie Iani. Programa de formação colaborativa de uma comunidade escolar da Bahia no contexto da comunicação aumentativa e alternativa. 2025. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.