Publicação: Um estudo sobre o comportamento aeroelástico de uma seção típica utilizando aerodinâmica não estacionária
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Souza, Vagner Candido de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Aeronáutica - CESJBV
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho analisou a resposta da simulação de dois modelos numéricos diferentes para casos abaixo, acima e na velocidade crítica de flutter, os modelos são o de Edwards, que considera as forças aerodinâmicas como lineares e o de Beddoes Leishman, que as considera em parte linear e em parte não linear. O objetivo do trabalho é mostrar as diferenças causadas pelo estol dinâmico em casos acima da velocidade de flutter. Os resultados obtidos estão dentro do esperado, onde o modelo de Beddoes-Leishman representa melhor a física do problema, diminuindo a amplitude máxima de torção, translação e ângulo de ataque do aerofólio quando esse chega a amplitudes suficientemente grandes para entrar em estol.
Resumo (inglês)
This work analysed the response of the simulation of two numeric models for different cases below,
above and at the critical speed for flutter. The models are from Edwards, who considers just the linear
part of the aerodynamic and from Beddoes-Leishman who considers also the non-linear part. The
main objective of this work is to show the differences that are caused by the dynamic stall in cases
above the flutter speed. The results was as expected, where the Beddoes-Leishman model had a better
representation of the motion physics with less range of torsion, translation and attack angle when the
airfoil comes to a range of motion bigger than the stall angle.
Descrição
Palavras-chave
Aeroelasticidade, Aerodinâmica, Equações lineares, Sistemas não lineares, Métodos de espaço de estados
Idioma
Português