Publicação: Em preto e branco: Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, é uma obra infantil de ficção ou um texto racista?
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mialhe, Jorge Luís 

Vasques, Cristina Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Tia Nastácia, personagem da obra infantil de Monteiro Lobato, é reiteradamente chamada, em todas as histórias, de preta, negra beiçuda e negra velha. Em Caçadas de Pedrinho, obra escrita em 1933, ela é também chamada de macaca de carvão, num episódio em que, fugindo de uma onça, dependura-se num pau de sebo. Essa expressão dada a Tia Nastácia pelo narrador, suscitou uma polêmica em torno da questão do racismo nessa obra, polêmica que tramita nas instâncias da administração pública brasileira sem previsão de julgamento e conclusão. A polêmica teve início em 2010, quando Antônio Gomes da Costa Neto - então técnico da Secretaria da Educação do Distrito Federal - fez uma denúncia ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a existência de trechos com conteúdo racista na obra Caçadas de Pedrinho. Em 2011, o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), pleiteando a interrupção do financiamento e da distribuição do livro pelo Governo Federal, bem como a proibição de sua utilização nas escolas sem que antes se acrescente a ele uma nota técnica sobre racismo. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, dos pontos de vista sócio-histórico, cultural e legal, se o tratamento que o autor dá à personagem Tia Nastácia é racista ou constitui-se em uma referência ao momento histórico da escritura. Considerando-se o contexto em que foi escrita, não se pode dizer que a obra é racista, pois o tratamento majoritário que se dava aos negros era o mesmo que Lobato deu à Tia Nastácia. Pela perspectiva da literatura, a obra também não pode ser considerada racista, uma vez que é ficção e, portanto, inventada, construída para sensibilizar e emocionar o leitor, como se os fatos narrados fossem realidade. Dessa forma, todos os personagens de uma obra literária, inclusive...
Descrição
Palavras-chave
Literatura infantojuvenil - História e crítica, Racismo, Literatura, Raça negra, Children's literature
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Elisângela Monteiro da. Em preto e branco: Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, é uma obra infantil de ficção ou um texto racista?. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.