Tecnologias imersivas no ensino de Geografia : realidade virtual e vídeos 360° para compreensão da segregação socioespacial
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Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo aplicar uma atividade didática sobre segregação socioespacial no ensino de Geografia, utilizando óculos de realidade virtual (RV). Para isso, foram gravados vídeos em 360º na cidade de Rio Claro (SP) com uma câmera GoPro Fusion. Esses vídeos foram disponibilizados no YouTube e assistidos pelos alunos em sala de aula, por meio de celulares acoplados aos óculos de RV Google Cardboard. Após a atividade, os estudantes responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas, buscando avaliar três aspectos principais: a experiência com os equipamentos, a compreensão dos conteúdos e possíveis sugestões de melhorias. A intenção era, além de explorar o potencial da tecnologia, incentivar uma leitura mais crítica sobre a segregação urbana e as desigualdades socioespaciais no município. Os resultados reforçam a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia, especialmente no estímulo ao pensamento crítico. No entanto, também ficaram evidentes os desafios, que se manifestaram desde questões técnicas até desconfortos físicos durante o uso dos dispositivos, além de limitações estruturais da escola. Apesar desses obstáculos, a atividade mostrou que a RV pode tornar o ensino mais dinâmico e instigante. Por fim, aponta-se caminhos para futuras pesquisas que busquem aprimorar o uso dessas tecnologias na educação básica, especialmente se acompanhadas de investimentos em infraestrutura e formação docente.
Resumo (inglês)
This master's research aimed to implement a didactic activity on socio-spatial segregation in Geography education using virtual reality (VR) headsets. To this end, 360º videos were recorded in the city of Rio Claro (SP) using a GoPro Fusion camera. These videos were uploaded to YouTube and viewed in the classroom by students using smartphones paired with Google Cardboard VR headsets. After the activity, students completed a questionnaire with both open and closed questions, designed to assess three main aspects: their experience with the equipment, their understanding of the content, and suggestions for improvement. In addition to exploring the potential of the technology, the activity sought to encourage a more critical understanding of urban segregation and socio-spatial inequalities in the municipality. The results highlight the importance of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in Geography teaching, especially for fostering critical thinking. However, several challenges were identified, ranging from technical issues to physical discomfort during device use, as well as limitations in school infrastructure. Despite these obstacles, the activity demonstrated that VR can make learning more dynamic and engaging. Finally, the study points to directions for future research aimed at improving the use of such technologies in basic education, particularly when supported by investments in infrastructure and teacher training.
Descrição
Palavras-chave
Realidade virtual, Segregação socioespacial, Google cardboard glasses, Geografia Estudo e ensino, Vídeos 360º, Virtual reality, Socio-spatial segregation, Geography teaching
Idioma
Português

