Logotipo do repositório
 

Publicação:
As imagens da Espanha em A jangada de pedra (1986), de José Saramago

dc.contributor.advisorEsteves, Antonio Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorRomeiro, Mariana Astolpho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:52Z
dc.date.issued2009-11-27
dc.description.abstractNesta pesquisa, objetiva-se analisar a presença da Espanha no romance A jangada de pedra (1986), de José Saramago. Para isso, apresenta-se primeiramente o estudo das categorias narrativas, além do uso recorrente da alegoria e da ironia, retomando-se conceitos sobre o romance pós-moderno, pelo viés crítico de Hutcheon (1991). Em seguida, desenvolve-se uma leitura analítica a partir da perspectiva teórica da intertextualidade, baseada nas teorias de Kristeva (1974), Bakhtin (1981, 1988) e Jenny (1979), bem como o levantamento dos diálogos intertextuais desenvolvidos no romance, uma vez que todos esses aspectos em conjunto contribuem para compor as relações interculturais presentes na obra. Ressaltam-se as paisagens da Espanha presentes no romance como parte da utilização, por Saramago, do conceito de iberismo. Os aspectos culturais na península Ibérica são destacados como forma de oferecer uma profundidade para a análise crítica e também para a reflexão sobre como A jangada de pedra trata de questões concernentes à identidade culturalpt
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the presence of Spain in the novel A jangada de pedra (1986), by Jose Saramago. For this, firstly, we show the study of the categories of narrative, and also the recurrent use of allegory and irony, observing the concepts of the postmodern novel, by the critical point-of-view of Hutcheon (1991). After that, we will develop an analytical reading from the theoretical perspective of intertextuality, based on the theories of Kristeva (1974), Bakhtin (1981, 1988) and Jenny (1979), and study the intertextual dialogue developed in the novel as well, because we believe that all these aspects together contribute to form the intercultural relations presented in the book. We highlight the landscape of Spain in the novel as part of the use of the concept of Iberianism, by Saramago. The cultural aspects from the Iberian Peninsula are highlighted as a way to provide a depth critics analysis and also for bringing a reflection on how A jangada de pedra comes to questions concerning the cultural identityen
dc.format.extent124 f.
dc.identifier.aleph000604917
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.citationROMEIRO, Mariana Astolpho. As imagens da Espanha em A jangada de pedra (1986), de José Saramago. 2009. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
dc.identifier.fileromeiro_ma_me_assis.pdf
dc.identifier.lattes6513156024144617
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94084
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectSaramago, José, 1922-pt
dc.subjectIntertextualidadept
dc.subjectAlegoriaspt
dc.subjectA jangada de pedraen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectAllegoryen
dc.subjectIberianismen
dc.titleAs imagens da Espanha em A jangada de pedra (1986), de José Saramagopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6513156024144617
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLiteratura e vida socialpt
unesp.researchAreaPoéticas do texto literário: cultura e representaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
romeiro_ma_me_assis.pdf
Tamanho:
647.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format