Publicação: Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
dc.contributor.advisor | Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T10:27:49Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T10:27:49Z | |
dc.date.issued | 2024-02-22 | |
dc.description.abstract | No contexto atual, o uso das tecnologias digitais faz parte da vida da maioria dos discentes e o cotidiano educacional não pode permanecer inerte à sua influência. Consideramos que o modelo Rotação por Estações, aliado ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), possa contribuir com os professores nesse processo de integração das tecnologias digitais na prática pedagógica. Diante disso, o tema da pesquisa foi o modelo Rotação por Estações suas possibilidades e desafios no ensino na disciplina de História com discentes do 5.º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Rotação por Estações como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos foram: planejar as aulas de História de acordo com o modelo Rotação por Estações; levantar as impressões dos discentes por meio de questionários sobre a utilização do modelo nas aulas de História; criar um kit de jogos de História como produto educacional. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e interventiva e na construção do produto educacional a metodologia utilizada se aproximou da metodologia do desgin think. Os dados revelaram, entre outros aspectos, o anseio dos discentes por metodologias mais ativas, a integração das tecnologias digitais por meio do modelo Rotação por Estações, a necessidade de um número maior de equipamentos (tablets, notebooks) para atender de modo satisfatório os discentes, a necessidade da formação continuada dos professores. Consideramos que resultados desta natureza possam auxiliar os professores a repensar e inovar suas práticas em sala de aula. | pt |
dc.description.abstract | In the current context, the use of digital technologies is part of the lives of most students and the educational daily routine cannot remain inert to their influence. We consider that the Station Rotation model, combined with the use of Digital Information and Communication Technologies (ICT), can contribute with the teachers to this process of integrating technologies into the school environment. In this context, the theme of the research was the Station Rotation model its possibilities and challenges in the learning process in the History discipline with students of the 5th year of the Elementary Education. The overall objective of the research sought to analyze the challenges and potential of the Station Rotation methodology as a possibility for the teaching and learning process in the History discipline. To that end, the specific objectives were: to plan History classes according to the Station Rotation model; gather students' feedback through questionnaires regarding the use of the model in history classes; create a History game kit as an educational product. The methodology used on the research was of a qualitative, descriptive and interventional aproach and in the construction of the educational product the methodology used was close to the design think methodology. The data revealed, among other things, the longing of students for more active methodologies, the integration of digital technologies through the Station Rotation model, the need for more equipment (tablets, laptops) to better serve school students, the need for ongoing teacher professional development. We consider that results of this nature can help teachers rethink and innovate their classroom practices. | en |
dc.identifier.citation | CARVALHO, E. C. R. de. Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o ensino fundamental - anos iniciais. Orientador: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 125 p. Dissertação (Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/255223 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Rotação por estações | pt |
dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt |
dc.subject | Metodologias ativas | pt |
dc.subject | História | pt |
dc.title | Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais | |
dc.title.alternative | Station rotation: possibilities and challenges in the learning process in the History discipline | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.graduateProgram | Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0 | |
unesp.knowledgeArea | Outra | |
unesp.researchArea | Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- carvalho_ecr_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 3.43 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: