Publicação: Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Prado Junior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A natação infantil traz inúmeros benefícios aos praticantes, que além de segurança e independência na piscina, por meio da prática regular, a criança pode ser estimulada de forma global, tanto no aspecto físico-motor, quanto nas esferas social, afetiva e cognitiva. Estes são alguns dos motivos que impulsionam a natação infantil em uma crescente de popularidade. Através de uma vivência com natação infantil, foi observado algumas divergências entre o que é esperado pelos pais e os objetivos que normalmente são propostos pelos professores. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar na visão dos professores qual ensino-aprendizagem está utilizado no processo de aprendizagem da natação infantil e se o mesmo mantém relação com a visão dos objetivos, motivação dos pais ao colocarem seus filhos de 3 a 6 anos nas aulas de natação. A Pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativa de caráter exploratório. Foram entrevistados, via Google Meet, 19 pais de crianças de 3 a 6 anos que praticam natação e 16 professores que ministram este tipo de aula na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Concluímos que, a aprendizagem de movimentos através da ludicidade, que garanta a sobrevivência aquática e aumente a segurança das crianças no meio líquido diminuindo o risco de afogamentos é o que permeia a motivação de pais e professores nas aulas de natação contribuindo para o desenvolvimento global das crianças de 3 a 6 anos.
Resumo (inglês)
Children's swimming brings benefits to practitioners, in addition to the safety and
independence inside the pool, regular practice can stimulate and bring multiple
benefits for global development, not only in the physical-motor aspect, as well as in
the social, affective, and cognitive spheres. These are some of the reasons that drive
children's swimming to increase in popularity. Through an experience with children's
swimming, it was clear that there is a divergence between what is expected by
parents and the goals that are normally proposed by swimming instructors. Thus, the
objective of the investigation is to verify the view of teachers on which learning
method is used in the learning process of children's swimming and if it maintains the
relationship with the vision of the goals, and motivation of parents when placing their
children from 3 to 6 years old in swimming lessons. The research is characterized by
an exploratory qualitative nature. There were questionnaires via Google Meet with 19
parents of children aged 3 to 6 who practice swimming and 16 instructors who teach
this type of class in the city of Bauru, in the state of São Paulo. In conclusion, the
learning of movements through playfulness guarantees the development of children
in the environment, the independence and the safety inside the water, reducing the
risk of drowning. That’s what brings children aged 3 to 6 years to the swimming
practice.
Descrição
Palavras-chave
Natação, Crianças, Pais, Ensino-aprendizagem, Swimming, Children, Teaching-learning
Idioma
Português