Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Martins, Maria Ednéia

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho apresenta uma análise hermenêutica dos cinco volumes da série O Professor de Matemática em Ação publicada pela Autêntica Editora entre os anos de 2009 e 2014. Os livros desta série são parte do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, que se integra ao Acervo de Livros Antigos do Grupo História Oral e Educação Matemática. Os livros foram publicados por um conjunto de autores, liderados pelo Ruy Madsen Barbosa, reconhecido no campo da Educação Matemática brasileira. O trabalho teve inspiração metodológica na Hermenêutica de Profundidade de John Brookshire Thompson. A tese está estruturada em formato de um conjunto de notas de pesquisa que, de modo geral, se subdivide em três capítulos que retratam os movimentos analíticos da Hermenêutica de Profundidade, que são os movimentos de análise social e histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. As notas que compõem a tese tratam, cada uma delas das seguintes temáticas: um estudo sobre a Matemática Recreativa, um estudo da vida dos autores e grupos de pesquisa que se vincularam às obras, um estudo da história por trás do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, um texto geral sobre as principais percepções materiais destes volumes e, por fim, uma análise (re)interpretativa que ressalta, como resultado principal, a cultura e a ideologia que perpassam e que são alimentadas pela forma simbólica estudada, evidenciando a presença dessas concepções nos estudos que fizemos visando compreender a própria Matemática Recreativa.

Resumo (inglês)

This work presents a hermeneutic analysis of the five volumes of a book series called O Professor de Matemática em Ação, published by Autêntica Editora between the years of 2009 and 2014. The book series is part of the Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, which pertains to the Acervo de Livros Antigos of the Grupo História Oral e Educação Matemática research group. The books were published by a group of authors, led by Ruy Madsen Barbosa, who is recognized in the Brazilian field of Mathematics Education. The work was methodologically inspired by John Brookshire Thompson's Depth Hermeneutics. The thesis is structured in the form of a set of research notes which, in general, are subdivided into three chapters that portray the analytical movements of Depth Hermeneutics, which are the movements of social and historical analysis, formal or discursive analysis and (re)interpretation. The notes that make up the whole thesis, each one of them, deal with the following themes: a study of Recreational Mathematics, a study of the lives of the authors and research groups that were linked to the production of the books, a study of the history behind the Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, a general text on the main material perceptions of these volumes and, finally, a (re)interpretative analysis that highlights, as its main result, the culture and ideology that permeate and are fed by the symbolic form studied, highlighting the presence of these conceptions in the studies we accomplished in order to understand the Recreational Mathematics itself.

Descrição

Palavras-chave

Análise de Livros, Hermenêutica de profundidade, Matemática recreativa, Formação de professores, Book analysis, Depth hermenetics, Recreational mathematics, Teacher training

Idioma

Português

Como citar

SOUZA, Leandro Josué. de. Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”. Orientadora: Maria Ednéia Martins. 2023. 390 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação