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Publicação:
Aspectos relevantes na sistematização das atividades recreativas: visão do profissional

dc.contributor.advisorSchwartz, Gisele Maria [UNESP]
dc.contributor.advisorTaraves, Giselle Helena [UNESP]
dc.contributor.authorGuarizo, Marília Amábile [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:30Z
dc.date.available2015-12-10T14:07:30Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar os aspectos relevantes que direcionam a opção e a organização das atividades propostas durante as vivências com recreação, aplicadas no âmbito do lazer por profissionais coordenadores de hotéis, de acampamentos e atuantes do programa Super-férias oferecido pelo SESI (Sistema S, focalizando-se, especificamente, o SESI de Rio Claro). Para tanto, o estudo constituiu-se da união de pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória, durante a qual foi utilizada entrevista semi estruturada, como instrumento para coleta de dados. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temático, tendo sido criados 3 eixos temáticos: Intervenção Profissional, Atividades Recreativas e Participantes. Os resultados apontam para a necessidade de um perfil geral e específico, para atuar com recreação, sendo que algumas características surgem como primordiais,como, pró atividade, responsabilidade e boa comunicação. Notou-se que existem carências na atuação profissional, às vezes, devido à qualificação, seja, em âmbito acadêmico, seja, dentro dos próprios estabelecimentos, que utilizam métodos de treinamento que ocasionam na perda dos aspectos pedagógicos inerentes às atividades, tendo em vista que, embora os elementos pedagógicos estejam presentes, eles não são compreendidos, pelos profissionais, em sua totalidade, tornando a atuação do profissional praticista. Quanto à elaboração de atividades recreativas, percebeu-se a presença de alguns valores educacionais, porém, nem sempre permeiam efetivamente durante a prática profissional. Notou-se ainda, nas atividades, a existência de estruturas básicas, com objetivos pré-estabelecidos, organização e execução planejados. Quanto à renovação do programa de atividades notou-se que esta acontece semestralmente visando apresentar novidades aos participantes. Pode-se...pt
dc.format.extent40 f.
dc.identifier.aleph000853315
dc.identifier.citationGUARIZO, Marília Amábile. Aspectos relevantes na sistematização das atividades recreativas: visão do profissional. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853315.pdf
dc.identifier.lattes9893065420927189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131769
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLazerpt
dc.subjectRecreação - Organizaçãopt
dc.subjectDiversões e atividades recreativaspt
dc.subjectEsportes - Administraçãopt
dc.titleAspectos relevantes na sistematização das atividades recreativas: visão do profissionalpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9893065420927189
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

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