Publicação: Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
dc.contributor.advisor | Osti, Andreia [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:02Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | O estudo dos sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. A partir disso, o trabalho apresenta como problemática a discussão acerca da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, que podem vir a influenciar o desempenho acadêmico. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais os sentimentos de alunos e professores do ensino fundamental envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. Mais especificamente, pretende-se investigar o vínculo com a aprendizagem e identificar o que os textos acadêmicos indicam como fatores que interferem no desempenho de estudantes. Trata-se de um projeto de pesquisa para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro - SP. A pesquisa será desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico direcionado aos bancos de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Unesp, USP e Unicamp, com o recorte de trabalhos divulgados nos últimos dez anos. Os resultados indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar o desempenho acadêmico | pt |
dc.format.extent | 105 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009152920206341 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203427 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Emoções | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Estudantes | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Desempenho | pt |
dc.subject | Afetividade | pt |
dc.subject | Representações sociais | pt |
dc.subject | Salas de aula | pt |
dc.title | Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1