Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem

dc.contributor.advisorOsti, Andreia [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Fernanda da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:02Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:02Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractO estudo dos sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. A partir disso, o trabalho apresenta como problemática a discussão acerca da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, que podem vir a influenciar o desempenho acadêmico. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais os sentimentos de alunos e professores do ensino fundamental envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. Mais especificamente, pretende-se investigar o vínculo com a aprendizagem e identificar o que os textos acadêmicos indicam como fatores que interferem no desempenho de estudantes. Trata-se de um projeto de pesquisa para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro - SP. A pesquisa será desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico direcionado aos bancos de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Unesp, USP e Unicamp, com o recorte de trabalhos divulgados nos últimos dez anos. Os resultados indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar o desempenho acadêmicopt
dc.format.extent105 f.
dc.identifier.aleph990009152920206341
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203427
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEstudantespt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectDesempenhopt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectSalas de aulapt
dc.titleAspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagempt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000915292.pdf
Tamanho:
749.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format