Logotipo do repositório
 

Publicação:
As festas no ambiente escolar e sua relação com as aulas de educação física

dc.contributor.advisorSilva, Luciene Ferreira da [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Laura Ferrari [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-10-07T17:37:42Z
dc.date.available2015-10-07T17:37:42Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractOne of the interests of leisure is social and involves the festival. The holidays can be of different types and occur in different places, having lots of functions as the union of those involved, the development of creativity, fun and identification with the culture. The festivities are part of the play culture. The school, being an environment that deals directly and indirectly with the culture of organized behavior and appreciation of the discipline, often in second person through the formation of relationships, cultural transmission and access to the traditions of the groups around it. The entertainment component of culture in the school also finds himself sidelined in a society of work and a school that educates more to the labor market. The parties almost do not occur at school and when they happen, are given in order to make profits and sell consumer goods, apart from values that are intrinsic. In this study the objective was to deepen the study of parties, given that these are elements provides the establishment of the identity of a group of groups and of each individuals. When it comes to educating people, parties contributed to the emancipation of the human being which is cultural. Was developed a study in the field about the theme parties at the school, to understand whether and how it is being taught in schools, and what is its real importance for teachers and students, since we consider it fundamental to the development of culture and leisure culture of individuals. For this, we conducted a qualitative study based on a field research, using as a tool for collecting a semi-structured interviews with 52 students from 6th grade (7 years) from two schools at Ibitinga-SP, since one of them was a public school and the other a private school. Based on data collected from interviews and analysis, we found that the parties do not happen in schools, students do not learn what is leisure, and do not study or folklore festivals in physical...en
dc.description.abstractUm dos interesses do Lazer é o Social, e envolve a festa. As festas podem ser de vários tipos e acontecer em lugares variados, e possuem uma infinidade de funções, como a união dos envolvidos, desenvolvimento da criatividade, diversão, identificação com a cultura. As festas fazem parte da cultura lúdica. A escola, por ser um ambiente que lida direta e indiretamente com a cultura do comportamento organizado e a valorização da disciplina, muitas vezes secundariza a formação da pessoa através das relações, da transmissão cultural e do acesso às tradições dos grupos ao seu redor. O componente lúdico da cultura na escola também se vê secundarizado, em uma sociedade do trabalho e uma escola que educa cada vez mais para o trabalho. As festas quase não ocorrem na escola e quando acontecem, se dão com o intuito de obter lucros e vender bens de consumo, deixando de lado valores que lhe são intrínsecos. Neste estudo o objetivo foi o de aprofundar estudos sobre festas, haja vista serem estas elementos proporcionadores da constituição da identidade de um grupo, de grupos e de cada indivíduo. Em se tratando de educação de pessoas, as festas contribuem para a emancipação do ser humano, que é cultural. Se foi a campo pesquisar o tema festas, entender se está e como está sendo abordado na escola, e qual a sua real importância para os professores e alunos, visto que o consideramos fundamental para o desenvolvimento da cultura e cultura lúdica dos indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, através de pesquisa de campo utilizando como instrumento de coleta um roteiro semi-estruturado de entrevista, com 52 alunos da 6ª série (7º ano) de duas escolas de Ibitinga-SP, sendo uma da rede estadual e outra da rede privada. Com base nos dados coletados e análise das entrevistas, foi possível verificar que as festas não acontecem nas escolas, que os alunos não aprendem o que é lazer, e não...pt
dc.identifier.aleph000848131
dc.identifier.citationFERNANDES, Laura Ferrari. As festas no ambiente escolar e sua relação com as aulas de educação física. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000848131.pdf
dc.identifier.lattes7851826609603221
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128257
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFestas folclóricaspt
dc.subjectLazer e educaçãopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectDificuldades no Ensinopt
dc.subjectFestas popularespt
dc.subjectFolk festivalspt
dc.titleAs festas no ambiente escolar e sua relação com as aulas de educação físicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7851826609603221
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000848131.pdf
Tamanho:
746.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format