Publicação:
Concessões de estacionamentos rotativos e participação do sistema financeiro: as articulações entre o planejamento urbano em áreas centrais de municípios paulistas e a empresa Estapar

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Data

2025-01-16

Orientador

Gallo, Fabrício

Coorientador

Pós-graduação

Geografia - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O aumento significativo de automóveis nas cidades brasileiras provocou uma dinamização do trânsito nos centros urbanos. Junto a essa dinamização no fluxo de veículos nas vias públicas das cidades vem a problemática da falta de espaço para estacionamento. Nossa intenção com esta pesquisa é estudar os serviços de estacionamento rotativo nos municípios do estado de São Paulo que se encontram sob a concessão de serviço da empresa Estapar, com o objetivo de compreender a problemática sob uma perspectiva geográfica e as condições de uso do território pelos agentes que visam se apropriar de porções do espaço urbano para essa finalidade. Os processos de concessão desses estacionamentos rotativos têm atraído empresas com capital aberto em bolsas de valores que passam a figurar entre os principais agentes interessados nesses espaços públicos. Nossa metodologia consiste no levantamento de dados primários e secundários, quantitativos e qualitativos, obtidos através de artigos científicos e relatórios sobre o tema. Soma-se a esses elementos da metodologia, a realização de trabalhos de campo e entrevistas com comerciantes e membros políticos de algumas prefeituras. Assim, nossa base empírica de análise consiste na atuação da empresa de estacionamento rotativo Estapar no estado de São Paulo. Conclui-se que esta empresa se encontra inserida no processo de expansão dos serviços financeiros e das novas bases das concessões dos serviços de estacionamento. Desse modo, a elucidação de entendimento da ação do capital financeiro sobre os espaços centrais urbanos, resultou entre as formas de inserção das empresas nos serviços de estacionamento rotativo e sua a mercantilização que vem ocorrendo nos municípios do estado do São Paulo.

Resumo (inglês)

The significant increase in the number of cars in Brazilian cities has led to a dynamization of traffic in urban centers. Along with this increase in the flow of vehicles on public roads in cities comes the problem of a lack of parking space. Our intention with this research is to study the rotating parking services in the municipalities of the state of São Paulo that are under the concession of the Estapar company, with the aim of understanding the problem from a geographical perspective and the conditions of use of the territory by the agents who aim to appropriate portions of the urban space for this purpose. The concession processes for these rotating parking lots have attracted companies listed on stock exchanges, which are among the main players interested in these public spaces. Our methodology consists of collecting primary and secondary data, both quantitative and qualitative, from scientific articles and reports on the subject. In addition to these elements of the methodology, we carried out fieldwork and interviews with traders and political members of some town halls. Thus, our empirical basis for analysis consists of the work of the rotating parking company Estapar in the state of São Paulo. We conclude that this company is part of the process of expanding financial services and the new bases for parking service concessions. In this way, the elucidation of the understanding of the action of financial capital on central urban spaces resulted between the forms of insertion of companies in the rotating parking services and their commodification that has been occurring in the municipalities of the state of São Paulo.

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Idioma

Português

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