Logo do repositório
 

Inteligência competitiva e mercado editorial brasileiro: potencialização da cultura do livro no país

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Valentim, Marta Lígia Pomim

Coorientador

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O mercado editorial de livros brasileiro, desde seus primórdios, é dependente dos cenários político, social, cultural, educacional e econômico do País e, sendo assim, sempre tem a necessidade de se adaptar às mudanças. Esta pesquisa destaca as dificuldades que afetaram e afetam este mercado, seja diretamente como a censura de livros (com ênfase para o período ditatorial no Brasil) e as crises econômicas, seja indiretamente como o avanço das tecnologias de informação e comunicação, que com o advento da rede Internet e da criação de streamings de músicas e filmes, competem com o livro e a leitura como objetos de lazer. Com a atual crise do mercado editorial, marcada pelo fechamento de grandes redes de livrarias, este estudo objetivou analisar os mercados tradicional e emergente de livros no Brasil, partindo da problemática : De que maneira a aplicação da inteligência competitiva pode ajudar o mercado editorial brasileiro a superar desafios e impulsionar seu crescimento em um ambiente marcado por mudanças constantes e incertezas? No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e, inicialmente, parte de uma revisão sistemática de literatura aplicada aos temas ‘mercado editorial’ e ‘inteligência competitiva’ no campo científico da Ciência da Informação. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo junto às editoras (representando o mercado tradicional) e aos clubes de assinatura de livros (representando o mercado emergente), cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de entrevistas e questionários junto à população alvo. Em relação aos procedimentos de análise dos dados coletados, aplicou-se o método Análise Textual Discursiva para caracterizar o mercado e alicerçar a elaboração das diretrizes voltadas tanto ao mercado tradicional quanto ao mercado emergente. Como resultado da pesquisa foram propostas diretrizes para a aplicação da inteligência competitiva no contexto do mercado editorial brasileiro, a partir da identificação de forças e fraquezas, combate às possíveis ameaças e aproveitamento de oportunidades que possam surgir. Evidenciou-se a necessidade de explorar ainda mais esta temática, enfocando os demais representantes do mercado editorial, bem como constatou-se a urgência em se ressignificar o livro para a população brasileira e para o próprio mercado, de modo a valorizar os hábitos de leitura e do livro para além de considerá-lo um produto, mas um disseminador de ideias, cultura e informação.

Resumo (inglês)

The Brazilian book publishing market, since its beginnings, has been dependent on the country's political, social, cultural, educational and economic scenarios and, as such, has always needed to adapt to changes. This research highlights the difficulties that have affected and continue to affect this market, whether directly, such as book censorship (with emphasis on the dictatorship period in Brazil) and economic crises, or indirectly, such as the advancement of information and communication technologies, which, with the advent of the Internet and the creation of music and film streaming, compete with books and reading as objects of leisure. With the current crisis in the publishing market, marked by the closure of large bookstore chains, this study aimed to analyze the traditional and emerging book markets in Brazil, starting from the problem: How can the application of competitive intelligence help the Brazilian publishing market overcome challenges and boost its growth in an environment marked by constant change and uncertainty? Regarding methodological procedures, the research is qualitative in nature and initially starts with a systematic literature review applied to the themes of ‘publishing market’ and ‘competitive intelligence’ in the scientific field of Information Science. Subsequently, a field survey was conducted with publishers (representing the traditional market) and book subscription clubs (representing the emerging market), and data was collected through interviews and questionnaires with the target population. Regarding the procedures for analyzing the collected data, the Discursive Textual Analysis method was applied to characterize the market and support the development of guidelines aimed at both the traditional and emerging markets. As a result of the research, guidelines were proposed for the application of competitive intelligence in the context of the Brazilian publishing market, based on the identification of strengths and weaknesses, combating possible threats and taking advantage of opportunities that may arise. The need to explore this theme further was highlighted, focusing on other representatives of the publishing market, as well as the urgency of redefining the book for the Brazilian population and for the market itself, in order to value reading habits and the book beyond considering it a product, but a disseminator of ideas, culture and information.

Resumo (espanhol)

El mercado editorial brasileño, desde sus inicios, ha sido dependiente de los escenarios políticos, sociales, culturales, educacionales y económicos del país y, como tal, siempre ha necesitado adaptarse a los cambios. Esta investigación destaca las dificultades que han afectado y siguen afectando a este mercado, ya sea directamente, como la censura de libros (con énfasis en el período dictatorial en Brasil) y las crisis económicas, o indirectamente, como el avance de las tecnologías de la información y la comunicación, que, con la llegada de Internet y la creación del streaming de música y cine, compiten con el libro y la lectura como objetos de ocio. Con la actual crisis en el mercado editorial, marcada por el cierre de grandes cadenas de librerías, este estudio tuvo como objetivo analizar los mercados tradicionales y emergentes del libro en Brasil, a partir del problema: ¿Cómo puede la aplicación de inteligencia competitiva ayudar al mercado editorial brasileño a superar desafíos e impulsar su crecimiento en un entorno marcado por constantes cambios e incertidumbres? En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación es de carácter cualitativo y, inicialmente, parte de una revisión sistemática de la literatura aplicada a los temas ‘mercado editorial’ e ‘inteligencia competitiva’ en el campo científico de las Ciencias de la Información. Posteriormente, se realizó una investigación de campo con editoriales (representantes del mercado tradicional) y clubes de suscripción de libros (representantes del mercado emergente), y la recolección de datos se realizó mediante entrevistas y cuestionarios a la población objetivo. Respecto a los procedimientos de análisis de los datos recolectados, se aplicó el método de Análisis Textual Discursivo para caracterizar el mercado y fundamentar el desarrollo de directrices dirigidas tanto al mercado tradicional como al emergente. Como resultado de la investigación, se propusieron directrices para la aplicación de la inteligencia competitiva en el contexto del mercado editorial brasileño, con base en la identificación de fortalezas y debilidades, el combate a las posibles amenazas y el aprovechamiento de las oportunidades que puedan surgir. Se destacó la necesidad de explorar más esta temática, con foco en otros representantes del mercado editorial, así como la urgencia de redefinir el libro para la población brasileña y para el propio mercado, a fin de valorar los hábitos de lectura y el libro más allá de considerarlo un producto, sino un difusor de ideas, cultura e información.

Descrição

Palavras-chave

Mercado editorial, Comércio livreiro, Livros Comércio, Livreiros e livrarias, Editoras, Clubes de Assinatura de Livros, Inteligência competitiva (Administração), Book industries and trade, Booksellers and bookselling, Book Subscripon Club, Competitive intelligence, Publishing Market

Idioma

Português

Citação

PEDERSOLI, Ana Clara Leite. Inteligência competitiva e mercado editorial brasileiro: potencialização da cultura do livro no país. 2025. 239 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação