Publicação: “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950)
dc.contributor.advisor | Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Mesquita, Ilka Miglio de | |
dc.contributor.author | Silva, Rony Rei do Nascimento [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-04-01T12:31:20Z | |
dc.date.available | 2021-04-01T12:31:20Z | |
dc.date.issued | 2021-03-18 | |
dc.description.abstract | Esta tese tem por objetivo compreender a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México, entre as décadas de 1940 e 1950. A porta de entrada para o desenvolvimento desta tese foram as duas viagens do educador brasileiro Manoel Bergstrom Lourenço Filho ao México, inserido em um movimento de ideias e sujeitos (políticos, educadores e intelectuais) em conferências, congressos, reuniões, comitês, impressos e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Centro Regional de Educação Fundamental para a América Latina (Crefal) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação rural no Brasil, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa de educação rural para toda a América Latina. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental e bibliográfica. Utiliza-se, principalmente, a noção de “circulação de modelos pedagógicos” para construir a trama de relações que se estabelecem nesta tese. Tomam-se como fontes livros, manuscritos, relatórios, jornais, revistas, recomendações, boletins demográficos, fotografias e correspondências. Por fim, pode-se concluir que a circulação de ideias de educação rural no Brasil e no México se fez pela atuação da Unesco, Crefal e OEA, na medida em que esses organismos se apropriaram de um “modelo revolucionário” mexicano de educação rural, o qual foi redimensionado e implementado em ambos os países em uma perspectiva liberal, aliado a um plano de governo capitalista. | pt |
dc.description.abstract | This thesis aims to understand the circulation of rural education ideas both in Brazil and Mexico, between the 1940s and the 1950s. The gateway to the development of this manuscript was two trips taken by Manoel Bergstrom Lourenço Filho, Brazilian educator, to Mexico; he is part of a movement of ideas and figures (politicians, educators and intellectuals) brought together through conferences, congresses, meetings, committees, printed materials and documents that guided educational policies, all carried out by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), by the Regional Center for Fundamental Education in Latin America (Crefal) and by the Organization of American States (OAS). It is, therefore, an investigation about the circulation of ideas that guided rural education in Brazil, at a time when Mexico was standing as a successful reference of rural education for all of Latin America. Regarding theoretical and methodological options, it is a historical work whose methodology is founded on Connected History, which is centered on documentary and bibliographic research. It mainly adopts the notion of “circulation of pedagogical models” to weave the web of relations that are established in this thesis. Books, manuscripts, reports, newspapers, magazines and journals, recommendations, population bulletins, photographs and letters are used as sources. Finally, it is possible to conclude that the circulation of rural education ideas in Brazil and Mexico was enabled by the actions of UNESCO, the Crefal and the OAS, since these bodies appropriated a “revolutionary Mexican model” of rural education, which was redefined and implemented in both countries from a liberal perspective, combined with a capitalist government plan. | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES/PRINT: 88887.364602/2019-00 | |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 141341/2017-3 | |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/204255 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação rural | pt |
dc.subject | Unesco | pt |
dc.subject | Crefal | pt |
dc.subject | OEA | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.subject | México | pt |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | OAS | en |
dc.subject | Brazil | en |
dc.title | “Radiaciones continentales”: circulação de modelos educacionais para a educação rural no espaço Brasil-México (1940-1950) | pt |
dc.title.alternative | “Radiaciones continentales”: circulation of educational models for rural education in the Brazil-Mexico space (1940-1950) | en |
dc.type | Tese de doutorado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | Filosofia e história da educação no Brasil | pt |
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