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Publicação:
Educação e meio ambiente: um estudo sobre a questão agrária em assentamentos da reforma agrária em Atalaia/AL

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Orientador

Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa

Coorientador

Pós-graduação

Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - IPPRI 33004013068P6

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A educação no Brasil é frequentemente alvo de questionamentos e análises, devido aos desafios e desigualdades presentes no país. A diversidade geográfica, social e cultural do Brasil tem influenciado diretamente o processo de transformação do território, gerando desigualdades regionais e dificuldades de acesso à escola e ao ensino em determinadas localidades. A educação é um componente partícipe da relação do homem com o ambiente, pode ser tanto emancipadora quanto limitadora. Quando se trata da educação do campo em áreas de assentamento da reforma agrária existem particularidades e complexidades distintas, em razão das lacunas deixadas pelo poder público na institucionalização da educação formal, que nem sempre atende às necessidades e demandas da comunidade. O objetivo desta pesquisa é de analisar se a Escola Municipal João Cordeiro de Souza Junior, localizada no complexo de assentamentos do distrito de Ouricuri, no município de Atalaia–AL, oferta uma educação para além dos moldes do modo de produção capitalista que possa contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, na consolidação da proposta de reforma agrária popular no Brasil.

Resumo (inglês)

Education in Brazil is often the target of questions and analyses, due to the challenges and inequalities present in the country. Brazil's geographic, social and cultural diversity has directly influenced the territory's transformation process, generating regional inequalities and difficulties in access and quality of education in certain areas. Education is a participating component of man's relationship with the environment, it can be both emancipating and limiting. When it comes to rural education in agrarian reform settlement areas, there are distinct particularities and complexities, due to the gaps left by the public authorities in the institutionalization of formal education, which does not always meet the needs and demands of the community. The objective of this research is to analyze whether the Escola Municipal João Cordeiro de Souza Junior, located in the complex of settlements in the district of Ouricuri, in the municipality of Atalaia–AL, offers an education beyond the framework of the capitalist mode of production that can contribute to sustainable rural evelopment, in the consolidation of the popular agrarian reform proposal in Brazil.

Resumo (espanhol)

La educación en Brasil es a menudo objeto de preguntas y análisis, debido a los desafíos y desigualdades presentes en el país. La diversidad geográfica, social y cultural de Brasil ha influido directamente en el proceso de transformación del territorio, generando desigualdades regionales y dificultades en el acceso y la calidad de la educación en determinadas zonas. La educación es un componente participativo de la relación del hombre con el medio ambiente, puede ser a la vez emancipadora y limitante. Cuando se trata de educación rural en zonas de asentamiento de la reforma agraria, existen distintas particularidades y complejidades, debido a los vacíos dejados por los poderes públicos en la institucionalización de la educación formal, que no siempre responde a las necesidades y demandas de la comunidad. El objetivo de esta investigación es analizar si la Escuela Municipal João Cordeiro de Souza Junior, ubicada en el complejo de asentamientos del distrito de Ouricuri, en el municipio de Atalaia – AL, ofrece una educación más allá del marco del modo de producción capitalista. que puedan contribuir al desarrollo rural sostenible, en la consolidación de la propuesta de reforma agraria popular en Brasil.

Descrição

Palavras-chave

Educação do campo, Reforma agrária popular, Território, Rural education, Popular agrarian reform, Territory, Educación rural, Reforma agraria popular, Territorio

Idioma

Português

Como citar

SOUZA NETO, A. L. de. Educação e meio ambiente: um estudo sobre questão agrária em assentamentos da reforma agrária em Atalaia/AL. Orientadora: Silvia Aparecida de Sousa Fernandes. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, São Paulo, 2024.

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