Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação e meio ambiente: um estudo sobre a questão agrária em assentamentos da reforma agrária em Atalaia/AL

dc.contributor.advisorFernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Neto, Adalberto Luiz de
dc.date.accessioned2024-05-13T17:17:34Z
dc.date.available2024-05-13T17:17:34Z
dc.date.issued2024-03-18
dc.description.abstractA educação no Brasil é frequentemente alvo de questionamentos e análises, devido aos desafios e desigualdades presentes no país. A diversidade geográfica, social e cultural do Brasil tem influenciado diretamente o processo de transformação do território, gerando desigualdades regionais e dificuldades de acesso à escola e ao ensino em determinadas localidades. A educação é um componente partícipe da relação do homem com o ambiente, pode ser tanto emancipadora quanto limitadora. Quando se trata da educação do campo em áreas de assentamento da reforma agrária existem particularidades e complexidades distintas, em razão das lacunas deixadas pelo poder público na institucionalização da educação formal, que nem sempre atende às necessidades e demandas da comunidade. O objetivo desta pesquisa é de analisar se a Escola Municipal João Cordeiro de Souza Junior, localizada no complexo de assentamentos do distrito de Ouricuri, no município de Atalaia–AL, oferta uma educação para além dos moldes do modo de produção capitalista que possa contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, na consolidação da proposta de reforma agrária popular no Brasil.pt
dc.description.abstractEducation in Brazil is often the target of questions and analyses, due to the challenges and inequalities present in the country. Brazil's geographic, social and cultural diversity has directly influenced the territory's transformation process, generating regional inequalities and difficulties in access and quality of education in certain areas. Education is a participating component of man's relationship with the environment, it can be both emancipating and limiting. When it comes to rural education in agrarian reform settlement areas, there are distinct particularities and complexities, due to the gaps left by the public authorities in the institutionalization of formal education, which does not always meet the needs and demands of the community. The objective of this research is to analyze whether the Escola Municipal João Cordeiro de Souza Junior, located in the complex of settlements in the district of Ouricuri, in the municipality of Atalaia–AL, offers an education beyond the framework of the capitalist mode of production that can contribute to sustainable rural evelopment, in the consolidation of the popular agrarian reform proposal in Brazil.en
dc.description.abstractLa educación en Brasil es a menudo objeto de preguntas y análisis, debido a los desafíos y desigualdades presentes en el país. La diversidad geográfica, social y cultural de Brasil ha influido directamente en el proceso de transformación del territorio, generando desigualdades regionales y dificultades en el acceso y la calidad de la educación en determinadas zonas. La educación es un componente participativo de la relación del hombre con el medio ambiente, puede ser a la vez emancipadora y limitante. Cuando se trata de educación rural en zonas de asentamiento de la reforma agraria, existen distintas particularidades y complejidades, debido a los vacíos dejados por los poderes públicos en la institucionalización de la educación formal, que no siempre responde a las necesidades y demandas de la comunidad. El objetivo de esta investigación es analizar si la Escuela Municipal João Cordeiro de Souza Junior, ubicada en el complejo de asentamientos del distrito de Ouricuri, en el municipio de Atalaia – AL, ofrece una educación más allá del marco del modo de producción capitalista. que puedan contribuir al desarrollo rural sostenible, en la consolidación de la propuesta de reforma agraria popular en Brasil.es
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationSOUZA NETO, A. L. de. Educação e meio ambiente: um estudo sobre questão agrária em assentamentos da reforma agrária em Atalaia/AL. Orientadora: Silvia Aparecida de Sousa Fernandes. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, São Paulo, 2024.
dc.identifier.latteshttps://lattes.cnpq.br/4532700574814097
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/255594
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectReforma agrária popularpt
dc.subjectTerritóriopt
dc.subjectRural educationen
dc.subjectPopular agrarian reformen
dc.subjectTerritoryen
dc.subjectEducación rurales
dc.subjectReforma agraria populares
dc.subjectTerritorioes
dc.titleEducação e meio ambiente: um estudo sobre a questão agrária em assentamentos da reforma agrária em Atalaia/AL
dc.title.alternativeEducation and environment: a study on the agrarian question in agrarian reform settlements in Atalaia/ALen
dc.title.alternativeEducación y medio ambiente: un estudio sobre la cuestión agraria en asentamientos de reforma agraria en Atalaia/ALes
dc.typeDissertação de mestrado
dcterms.impactOs resultados da pesquisa podem fornecer informações para formuladores de políticas públicas, ajudando-os a desenvolver políticas mais eficazes e integradas que abordem questões relacionadas à reforma agrária, educação e conservação ambiental, podendo identificar práticas e modelos educacionais que promovam a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que melhoram as condições de vida das comunidades rurais, por meio da educação e reforma agrária como agenda política, implementada em número e condições que promovam a justiça social e ambiental.pt
dcterms.impactThe research results can provide information to public policy makers, helping them to develop more effective and integrated policies that address issues related to agrarian reform, education and environmental conservation, being able to identify educational practices and models that promote environmental sustainability, while a time in which they improve the living conditions of rural communities, through education and agrarian reform as a political agenda, implemented in numbers and conditions that promote social and environmental justice.en
dcterms.impactLos resultados de la investigación pueden proporcionar información a los formuladores de políticas públicas, ayudándolos a desarrollar políticas más efectivas e integradas que aborden temas relacionados con la reforma agraria, la educación y la conservación ambiental, pudiendo identificar prácticas y modelos educativos que promuevan la sostenibilidad ambiental, mientras que un tiempo en que mejoren las condiciones de vida de las comunidades rurales, a través de la educación y la reforma agraria como agenda política, implementada en cantidades y condiciones que promuevan la justicia social y ambiental.es
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, São Paulo
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - IPPRI 33004013068P6
unesp.knowledgeAreaDesenvolvimento territorial
unesp.researchAreaTerritório, educação e cultura

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza neto_as_me_ippri_int.pdf
Tamanho:
5.26 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: