Publicação: A invisibilidade feminina nas políticas de Educação de Jovens e Adultos de 2002 á 2022
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Costa, Áurea de Carvalho 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem por objetivo analisar introdutoriamente as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos, com recorte de gênero feminino e se essas políticas atendem as especificidades das mulheres. Buscamos contribuir para os estudos acerca do acesso à educação das mulheres adultas na EJA. A pesquisa assume caráter qualitativo, tendo como fonte o levantamento documental de políticas públicas para mulheres na EJA. Foram consultadas as legislações referentes às políticas públicas federais para educação de jovens e adulto, sob as presidências de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Houssefe, interinamente, Michel Temer e Jair Messias Bolsonaro As fontes de busca foram os sites oficiais do governo federal, principalmente e o objeto de análise foram as legislações referentes à EJA. Assim, investigou-se como a educação para mulheres adultas, as quais não tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada, tem sido abordada nos últimos 20 anos no Brasil internamente à políticas de EJA. Os levantamentos apontam deficiência em políticas públicas específicas às mulheres da EJA e abre caminhos para reflexões acerca da invisibilidade das necessidades específicas das mulheres adultas para usufruirem da educação de jovens e adultos.
Resumo (inglês)
The present study aims to provide an introductory analysis of public policies focused on Adult and Youth Education, with a gender-specific focus on females and whether these policies address the specific needs of women. We seek to contribute to the study of women’s access to education in Adult and Youth Education (AYE). The research takes on a qualitative character, with the primary source being a documentary review of public policies for women in AYE. We consulted legislation related to federal public policies for women’s education, taking into account the actions of each government, through official websites of the federal government and other official sources. In this way, we investigated how education for adult women, who did not have the opportunity to study at the appropriate age, has been addressed in Brazil over the past 20 years. The findings point to deficiencies in specific public policies for women in AYE and open the way for reflections on these gaps and their relationship with female education rates.
Descrição
Palavras-chave
Mulheres e EJA, Educação de mulheres adultas, Políticas públicas, Adult education, Adult women education, Public policies
Idioma
Português