Logotipo do repositório
 

Publicação:
A invisibilidade feminina nas políticas de Educação de Jovens e Adultos de 2002 á 2022

dc.contributor.advisorCosta, Áurea de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorPires, Mariana Ramos
dc.date.accessioned2023-12-05T15:36:07Z
dc.date.available2023-12-05T15:36:07Z
dc.date.issued2023-11-08
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar introdutoriamente as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos, com recorte de gênero feminino e se essas políticas atendem as especificidades das mulheres. Buscamos contribuir para os estudos acerca do acesso à educação das mulheres adultas na EJA. A pesquisa assume caráter qualitativo, tendo como fonte o levantamento documental de políticas públicas para mulheres na EJA. Foram consultadas as legislações referentes às políticas públicas federais para educação de jovens e adulto, sob as presidências de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Houssefe, interinamente, Michel Temer e Jair Messias Bolsonaro As fontes de busca foram os sites oficiais do governo federal, principalmente e o objeto de análise foram as legislações referentes à EJA. Assim, investigou-se como a educação para mulheres adultas, as quais não tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada, tem sido abordada nos últimos 20 anos no Brasil internamente à políticas de EJA. Os levantamentos apontam deficiência em políticas públicas específicas às mulheres da EJA e abre caminhos para reflexões acerca da invisibilidade das necessidades específicas das mulheres adultas para usufruirem da educação de jovens e adultos.pt
dc.description.abstractThe present study aims to provide an introductory analysis of public policies focused on Adult and Youth Education, with a gender-specific focus on females and whether these policies address the specific needs of women. We seek to contribute to the study of women’s access to education in Adult and Youth Education (AYE). The research takes on a qualitative character, with the primary source being a documentary review of public policies for women in AYE. We consulted legislation related to federal public policies for women’s education, taking into account the actions of each government, through official websites of the federal government and other official sources. In this way, we investigated how education for adult women, who did not have the opportunity to study at the appropriate age, has been addressed in Brazil over the past 20 years. The findings point to deficiencies in specific public policies for women in AYE and open the way for reflections on these gaps and their relationship with female education rates.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251686
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMulheres e EJApt
dc.subjectEducação de mulheres adultaspt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectAdult women educationen
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleA invisibilidade feminina nas políticas de Educação de Jovens e Adultos de 2002 á 2022pt
dc.title.alternativeThe female invisibility in youth and adult education policies from 2002 to 2022en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogia

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pires_mr_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
701.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.42 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pires_mr_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
110.7 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: