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Brecht no buraco das araras: Luís Antônio Martinez Corrêa e "O casamento do pequeno burguês" em 1968

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Orientador

Junqueira, Renata Soares

Coorientador

Montagnari, Eduardo Fernando

Pós-graduação

Estudos Literários - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objeto de estudo desta pesquisa é a análise de procedimentos épicos presentes na encenação de "O casamento do pequeno burguês" realizada em 1968 pelo Teatro Universitário de Araraquara (TUA), com direção de Luís Antônio Martinez Corrêa (1950-1987). Para tanto, buscamos recuperar por meio da história oral e de acervos historiográficos e pessoais a trajetória do artista Luís Antônio articulada à sua prática teatral no contexto da ditadura civil-militar instaurada no Brasil em 1964. Nesse “cenário” destaca-se a presença do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) e nossa percepção é de que em 1968 TUA estava sintonizado com a recepção de Brecht no Brasil. Buscamos, assim, entender qual o lugar ocupado pelo Teatro Universitário de Araraquara no movimento teatral da década de 1960.

Resumo (inglês)

The object of study in this research is the analysis of epic procedures present in the 1968 staging of "A respectable wedding" by the Teatro Universitário de Araraquara (TUA), directed by Luís Antônio Martinez Corrêa (1950–1987). To this end, we seek to reconstruct, through oral history and historiographical and personal archives, the trajectory of the artist Luís Antônio as it relates to his theatrical practice within the context of the civil-military dictatorship established in Brazil in 1964. Within this “scenario,” the presence of German poet and playwright Bertolt Brecht (1898–1956) stands out, and our perception is that, in 1968, TUA was in tune with the reception of Brecht in Brazil. We thus aim to understand the role occupied by the Teatro Universitário de Araraquara within the theatrical movement of the 1960s.

Resumo (espanhol)

El objeto de estudio de esta investigación es el análisis de procedimientos épicos presentes en la puesta en escena de El casamiento del pequeño burgués, realizada en 1968 por el Teatro Universitario de Araraquara (TUA), bajo la dirección de Luís Antônio Martinez Corrêa (1950-1987). Para ello, buscamos recuperar, a través de la historia oral y de acervos historiográficos y personales, la trayectoria del artista Luís Antônio articulada con su práctica teatral en el contexto de la dictadura civil-militar instaurada en Brasil en 1964. En este "escenario", se destaca la presencia del poeta y dramaturgo alemán Bertolt Brecht (1898-1956), y nuestra percepción es que en 1968 el TUA estaba en sintonía con la recepción de Brecht en Brasil. Buscamos así comprender cuál fue el lugar ocupado por el Teatro Universitario de Araraquara en el movimiento teatral de la década de 1960.

Descrição

Palavras-chave

Teatro épico, Luís Antônio Martinez Corrêa, Bertolt Brecht, O casamento do pequeno burguês, El casamiento pequeño burgués

Idioma

Português

Citação

FEREZ, L. J. Brecht no buraco das araras: Luís Antônio Martinez Corrêa e "O casamento do pequeno burguês" em 1968. 2025. 105f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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