Logotipo do repositório
 

Publicação:
O desenvolvimento com a modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Malheiros, Ana Paula dos Santos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Modelagem Matemática, no contexto escolar, pode ser vista como uma estratégia facilitadora que pode contribuir para a produção do conhecimento matemático de uma forma contextualizada. Nesse sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender as estratégias adotadas por professores para trabalhar com a Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, a partir dos artigos publicados em periódicos da área de educação, disponíveis na plataforma Scielo e Portal de Periódico CAPES. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar e compreender as estratégias como o uso de temas presentes no cotidiano, interdisciplinaridade, diálogo de fácil entendimento, dentre outras, que são utilizadas pelos professores nas aulas de Matemática quando a Modelagem se faz presente, de forma a contribuir com os estudos da área.

Resumo (inglês)

Mathematical Modeling, within the school context, can be seen as a facilitating strategy that contributes to the production of mathematical knowledge in a contextualized manner. In this sense, the objective of this Undergraduate Thesis is to understand the strategies adopted by teachers to work with Mathematical Modeling in the early years of Elementary Education. To achieve this, a qualitative bibliographic research was conducted, based on articles published in educational journals available on the Scielo and CAPES Periodicals platforms. As a result of the research, it was possible to identify and understand strategies such as the use of everyday themes, interdisciplinarity, and language that is easy to understand, among others, which are employed by teachers in Mathmatics classes when Modeling is present, thus contributing to the studies in the field.

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Modelagem matemática, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade, Mathematical modeling, Early years, Elementary education, Mathematics education

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação