Publicação: O desenvolvimento com a modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental
dc.contributor.advisor | Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Freitas, Maria Júlia Ferreira de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T19:56:39Z | |
dc.date.available | 2024-11-27T19:56:39Z | |
dc.date.issued | 2024-10-16 | |
dc.description.abstract | A Modelagem Matemática, no contexto escolar, pode ser vista como uma estratégia facilitadora que pode contribuir para a produção do conhecimento matemático de uma forma contextualizada. Nesse sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender as estratégias adotadas por professores para trabalhar com a Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, a partir dos artigos publicados em periódicos da área de educação, disponíveis na plataforma Scielo e Portal de Periódico CAPES. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar e compreender as estratégias como o uso de temas presentes no cotidiano, interdisciplinaridade, diálogo de fácil entendimento, dentre outras, que são utilizadas pelos professores nas aulas de Matemática quando a Modelagem se faz presente, de forma a contribuir com os estudos da área. | pt |
dc.description.abstract | Mathematical Modeling, within the school context, can be seen as a facilitating strategy that contributes to the production of mathematical knowledge in a contextualized manner. In this sense, the objective of this Undergraduate Thesis is to understand the strategies adopted by teachers to work with Mathematical Modeling in the early years of Elementary Education. To achieve this, a qualitative bibliographic research was conducted, based on articles published in educational journals available on the Scielo and CAPES Periodicals platforms. As a result of the research, it was possible to identify and understand strategies such as the use of everyday themes, interdisciplinarity, and language that is easy to understand, among others, which are employed by teachers in Mathmatics classes when Modeling is present, thus contributing to the studies in the field. | en |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/258391 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Educação matemática | pt |
dc.subject | Modelagem matemática | pt |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Early years | en |
dc.subject | Elementary education | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.title | O desenvolvimento com a modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt |
dc.title.alternative | The development with mathematical modeling in the early years of Elementary School | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.examinationboard.type | Meu trabalho não apresentou defesa | pt |
unesp.undergraduate | Rio Claro - IB - Pedagogia | pt |
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