Publicação:
Exportações de produtos lácteos brasileiros: revisão bibliográfica

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Data

2022-10-20

Orientador

Oliveira, Mauro Dal Secco de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Agronômica - FCAV

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores mundiais, o leite brasileiro ainda é pouco presente internacionalmente. Essa baixa presença no exterior decorre, entre outros motivos, do alto custo de produção e de sua baixa qualidade. A crise econômica, a partir de 2015, estagnou o consumo doméstico e resultou na redução da oferta de leite, em razão da falta de competitividade para exportar. Entretanto, resultados encontrados por meio de projetos de assistência técnica e gerencial ressaltaram a relevância e a exequibilidade de aumentar a eficiência da cadeia produtiva do leite, mediante a difusão de conhecimentos e tecnologias, a ponto de torná-la competitiva mundialmente. Políticas públicas que privilegiem o aumento da competitividade, em detrimento do protecionismo, e que deem mais importância ao controle da qualidade parecem ser o melhor caminho para ampliar a presença do leite brasileiro no exterior.

Resumo (inglês)

Despite Brazil being one of the largest producers in the world, Brazilian milk is still not very present internationally. This low presence abroad is due, among other reasons, to the high cost of production and its low quality. The economic crisis, as of 2015, stagnated domestic consumption and resulted in a reduction in the supply of milk, due to the lack of competitiveness to export. However, results found through technical and managerial assistance projects highlighted the relevance and feasibility of increasing the efficiency of the milk production chain, through the dissemination of knowledge and technologies, to the point of making it globally competitive. Public policies that favor increased competitiveness, to the detriment of protectionism, and that give more importance to quality control seem to be the best way to expand the presence of Brazilian milk abroad.

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Idioma

Português

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