Publicação: Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
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Data
Autores
Orientador
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de 

Bacocina, Eliane Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta investigar as práticas de ler e escrever de uma educanda do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) que frequenta cotidianamente os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A problematização se deu pela atuação da pesquisadora que, como colaboradora, tem contato direto com a população, numa condição específica em que, particularmente, a leitura, se faz necessária para seguir orientações de cuidados de si. Entre as questões que orientaram este projeto estão: a que soluções recorrem pessoas pouco escolarizadas, ou sem escolarização, para dar conta de necessidades como seguir orientações médicas de tratamento, quando estas são escritas? Como resolvem o problema de tomar medicamentos (horários, quantidades etc, quando não conseguem decifrar códigos de orientação? Um dos referenciais teóricos que embasam as discussões está em Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler. Como objetivos, buscou-se investigar e refletir acerca das práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, focalizando vivências cotidianas da participante da pesquisa. O levantamento, delineamento e discussão acerca de questões relevantes será coletado através de uma entrevista e um caderno de relatos juntamente com a participante da pesquisa, possibilitando refletir acerca das práticas de leitura e escrita cotidianas
Descrição
Palavras-chave
Sistema Único de Saúde (Brasil), Educação de adultos, Leitura (Educação de adultos), Education
Idioma
Português
Como citar
FERREIRA, Débora Sara. Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.