Publicação: Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ferreira, Débora Sara [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:55Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta investigar as práticas de ler e escrever de uma educanda do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) que frequenta cotidianamente os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A problematização se deu pela atuação da pesquisadora que, como colaboradora, tem contato direto com a população, numa condição específica em que, particularmente, a leitura, se faz necessária para seguir orientações de cuidados de si. Entre as questões que orientaram este projeto estão: a que soluções recorrem pessoas pouco escolarizadas, ou sem escolarização, para dar conta de necessidades como seguir orientações médicas de tratamento, quando estas são escritas? Como resolvem o problema de tomar medicamentos (horários, quantidades etc, quando não conseguem decifrar códigos de orientação? Um dos referenciais teóricos que embasam as discussões está em Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler. Como objetivos, buscou-se investigar e refletir acerca das práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, focalizando vivências cotidianas da participante da pesquisa. O levantamento, delineamento e discussão acerca de questões relevantes será coletado através de uma entrevista e um caderno de relatos juntamente com a participante da pesquisa, possibilitando refletir acerca das práticas de leitura e escrita cotidianas | pt |
dc.format.extent | 70 f. | |
dc.identifier.aleph | 000888793 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Débora Sara. Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888793.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3060869388251465 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155743 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Leitura (Educação de adultos) | pt |
dc.subject | Education | pt |
dc.title | Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 3060869388251465 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1