Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.advisorBacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Débora Sara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:55Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:55Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta investigar as práticas de ler e escrever de uma educanda do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) que frequenta cotidianamente os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A problematização se deu pela atuação da pesquisadora que, como colaboradora, tem contato direto com a população, numa condição específica em que, particularmente, a leitura, se faz necessária para seguir orientações de cuidados de si. Entre as questões que orientaram este projeto estão: a que soluções recorrem pessoas pouco escolarizadas, ou sem escolarização, para dar conta de necessidades como seguir orientações médicas de tratamento, quando estas são escritas? Como resolvem o problema de tomar medicamentos (horários, quantidades etc, quando não conseguem decifrar códigos de orientação? Um dos referenciais teóricos que embasam as discussões está em Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler. Como objetivos, buscou-se investigar e refletir acerca das práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, focalizando vivências cotidianas da participante da pesquisa. O levantamento, delineamento e discussão acerca de questões relevantes será coletado através de uma entrevista e um caderno de relatos juntamente com a participante da pesquisa, possibilitando refletir acerca das práticas de leitura e escrita cotidianaspt
dc.format.extent70 f.
dc.identifier.aleph000888793
dc.identifier.citationFERREIRA, Débora Sara. Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888793.pdf
dc.identifier.lattes3060869388251465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155743
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectLeitura (Educação de adultos)pt
dc.subjectEducationpt
dc.titleLer e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes3060869388251465
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000888793.pdf
Tamanho:
884.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format