O (Des)compasso da supervisão acadêmica na perspectiva da formação prossional em Serviço Social.
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Serviço Social - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A investigação almeja analisar como ocorre a supervisão acadêmica de estágio em Serviço Social diante da precarização das condições de trabalho do (a) assistente social no exercício da docência e os seus reflexos na formação profissional das (os) discentes dos cursos de Serviço Social das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do estado de São Paulo, Regional Sul II. Busca-se depreender a compreensão das (os) supervisoras (es) acadêmicas (os) sobre o processo de estágio supervisionado, o desenvolvimento da supervisão acadêmica nas instituições de ensino superior e as condições de trabalho do (a) assistente social docente. A concepção teórico-metodológica da pesquisa baseia-se no materialismo histórico-dialético, com abordagem qualitativa; foi utilizada a pesquisa bibliográfica e estudo documental para fundamentar o conhecimento teórico e embasar a análise dos dados e, a pesquisa de campo com vistas a aproximação e compreensão da realidade social. Apesar dos avanços já identificados, sobretudo a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS para os cursos de Serviço Social, da Política Nacional de Estágio e da Resolução nº 533 que Regulamenta a supervisão direta de estágio supervisionado, a supervisão acadêmica é permeada por desafios, tais como: precarização do ensino superior, sobretudo dos cursos na modalidade semipresencial e à distância, fragilização das condições de trabalho da (o) assistente social docente e a ausência de visibilidade da referida atividade diante de outras disciplinas. Nas considerações finais da pesquisa foram evidenciados os resultados obtidos por meio da análise dos dados e dos estudos realizados; considerando que os desafios identificados causam prejuízo à formação profissional e ao exercício da profissão, foram propostas possíveis formas de enfrentamento para essa realidade, buscando contribuir para construção de conhecimento, possíveis debates da categoria no que concerne ao estágio supervisionado e superação dos desafios.
Resumo (inglês)
The investigation aims to analyze how academic supervision of internships in Social Work occurs in view of the precarious working conditions of social workers in the teaching profession and its effects on the professional training of students on Social Service courses at the Institutions. of public and private Higher Education in the state of São Paulo, Southern Region II. The aim is to understand the understanding of academic supervisors about the supervised internship process, the development of academic supervision in higher education institutions and the working conditions of teaching social workers. The theoretical-methodological conception of the research is based on historical-dialectic materialism, with a qualitative approach; Bibliographical research and documentary study were used to substantiate theoretical knowledge and support data analysis and field research with a view to approaching and understanding social reality. Despite the advances already identified, especially from the ABEPSS Curriculum Guidelines for Social Service courses, the National Internship Policy and Resolution No. 533 that Regulates the direct supervision of supervised internships, academic supervision is permeated by challenges, such as : precariousness of higher education, especially blended and distance learning courses, weakening of the working conditions of teaching social workers and the lack of visibility of the aforementioned activity compared to other disciplines. In the final considerations of the research, the results obtained through data analysis and studies carried out were highlighted; Considering that the challenges identified cause harm to professional training and the exercise of the profession, possible ways of coping with this reality were proposed, seeking to contribute to the construction of knowledge, possible debates in the category with regard to the supervised internship and overcoming the challenges.
Resumo (espanhol)
La investigación tiene como objetivo analizar cómo se produce la supervisión académica de las pasantías en Trabajo Social ante las precarias condiciones laborales de los trabajadores sociales de la profesión docente y sus efectos en la formación profesional de los estudiantes de carreras de Servicio Social en las Instituciones Superiores públicas y privadas. Educación en el estado de São Paulo, Región Sur II. El objetivo es comprender la comprensión de los supervisores académicos sobre el proceso de pasantía supervisada, el desarrollo de la supervisión académica en las instituciones de educación superior y las condiciones laborales de los trabajadores sociales docentes. La concepción teórico-metodológica de la investigación se fundamenta en el materialismo histórico-dialéctico, con un enfoque cualitativo; Se utilizó la investigación bibliográfica y el estudio documental para fundamentar los conocimientos teóricos y sustentar el análisis de datos y la investigación de campo con miras a abordar y comprender la realidad social. A pesar de los avances ya identificados, especialmente a partir de los Lineamientos Curriculares de las carreras de Servicio Social de la ABEPSS, la Política Nacional de Pasantías y la Resolución N° 533 que Regula la supervisión directa de las pasantías supervisadas, la supervisión académica está permeada por desafíos, tales como:
precariedad de la educación superior, especialmente los cursos semipresenciales y a distancia, el debilitamiento de las condiciones laborales de los trabajadores sociales docentes y la falta de visibilidad de la mencionada actividad frente a otras disciplinas. En las consideraciones finales de la investigación se destacaron los resultados obtenidos a través del análisis de datos y estudios realizados; Considerando que los desafíos identificados perjudican la formación profesional y el ejercicio de la profesión, se propusieron posibles caminos para enfrentar esta realidad, buscando contribuir a la construcción de conocimiento, posibles debates en la categoría respecto de la pasantía supervisada y la superación de los desafíos.
Descrição
Palavras-chave
Serviço Social, Trabalho docente, Supervisão acadêmica de estágio, Formação profissional
Idioma
Português
Citação
SGARBI, Gabrielle Stéphany Nascimento. O (Des) compasso da supervisão acadêmica na perspectiva da formação profissional em Serviço Social. Orientadora: Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira. 2024. 155 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2024.