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Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro

dc.contributor.advisorJunqueira, Renata Soares [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Márcia Regina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:50Z
dc.date.issued2010-03-02
dc.description.abstractEm Portugal, durante o Estado Novo, apesar de a comissão de censura proibir a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1889-1956), os dramaturgos, atores e diretores conseguiram, de alguma forma, adquirir conhecimento sobre os pressupostos do teatro épico brechtiano e praticá-los nas suas criações dramatúrgicas e encenações. Assim, algumas das peças produzidas pela dramaturgia portuguesa na segunda metade do século XX, além de explorarem freqüentemente temas históricos – a fim de tratar do passado com vistas a analisar o momento presente –, anunciavam a estética do teatro épico de Brecht como uma inovação das formas dramáticas praticadas até então. Frutos da perspectiva brechtiana de teatro épico, O render dos heróis (1960), de José Cardoso Pires (1925-1998) e Felizmente há luar! (1961), de Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) constituem o corpus desta Dissertação de Mestrado. Essas peças apresentam no seu enredo fatos remanescentes ou antecedentes da Revolução Liberal de 1820, com o objetivo de – por meio da alegoria – levar o leitor / espectador a uma análise crítica da situação político-social de Portugal sob o regime ditatorial de António de Oliveira Salazar. Analisamos as formas de apropriação do efeito de distanciamento – elemento caracterizador do teatro épico brechtiano – nessas peças, bem como a relação delas com o período político marcado pela censura salazarista. Para isso, a nossa base teórica é constituída principalmente pelas teorias acerca do teatro épico de Brecht, considerando-as no contexto do teatro português da década de 1960.pt
dc.description.abstractIn Portugal, during the Estado Novo period, although the censorship committee prohibited the work by German dramatist Bertolt Brecht (1889-1959), dramatists, actors, and directors were able to, somehow, acquire knowledge concerning the assumptions of Brechtian epic theater and put them into practice in their dramaturgical creations and staging. This way, some of the plays produced by Portuguese dramaturgy in the second half of the 20th century, besides frequently approaching historical themes (in order to discuss the past aiming at analyzing the present), articulated the aesthetics of Brecht’s epic theater as an innovation of drama performed up to that point. Results of Brechtian perspective on epic theater, O render dos heróis (1960), by José Cardoso Pires (1925-1998) and Felizmente há luar! (1961), by Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) are the corpus of this Master Degree’s dissertation. These plays have, in their plots, facts which are reminiscent or antecedent of the Liberal Revolution in 1820, with the objective of – through its allegory – leading the reader to a critical analysis of Portugal’s social-political situation under António de Oliveira Salazar’s dictatorship regime. Analyze appropriation forms and the elaboration of the distancing effect – characteristic elements in Brechtian theater – in these plays, as well as the relation between these plays and the political period marked by the Salazarian dictatorship. For that matter, our theoretical foundation is mainly made up by theories regarding Brecht’s epic theater, considering them in the Portuguese theater context in the 1960s.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent101 f. : il.
dc.identifier.aleph000612756
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.citationRODRIGUES, Márcia Regina. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
dc.identifier.filerodrigues_mr_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes1435227462467700
dc.identifier.orcid0000-0002-7053-795X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99178
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectBrecht, Bertolt, 1898-1956pt
dc.subjectArtes - Censura - Portugalpt
dc.subjectTeatro portugues - Séc. XXpt
dc.subjectTeatro portugues - Históriapt
dc.subjectModos de teatralizaçãopt
dc.subjectContemporary portuguese theateren
dc.subjectBrechtian epic theateren
dc.subjectSalazarian censhorshipen
dc.subjectHistory of portuguese theateren
dc.subjectPortuguese dramaturgyen
dc.titleTraços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiropt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
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unesp.advisor.orcid0000-0002-7053-795X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaTeorias e crítica da literaturapt
unesp.researchAreaTeorias e críticas do dramapt

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