Publicação: Políticas de avaliação da educação básica no brasil: implicações sobre a prática docente
dc.contributor.author | Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:26Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta reflexões iniciais de pesquisa em desenvolvimento, quer tem por objetivo a análise do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sob dois aspectos: sua configuração como parte da política de avaliação externa e a análise dos objetivos e dos conteúdos presentes nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Pretende-se identificar quais os temas, conteúdos e habilidades estão presentes nas provas dessa área, no período de 2008 a 2013. No âmbito deste trabalho, discute-se a instituição das políticas de avaliação externa e os modelos avaliativos que subsidiam estas políticas. Apresenta-se, também, a análise dos documentos do ENEM procurando contextualizar as mudanças instituídas na matriz de referência do exame em 2007. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como fontes o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. A avaliação da educação básica faz parte de um conjunto de políticas educacionais em curso, elaboradas nos anos 1990 no Brasil e em constante redefinição. Identificam-se, naquela década, três marcos referenciais legais que implicarão na redefinição das políticas de educação básica: a promulgação da Lei de Diretrizes de Bases da educação Nacional, Lei n° 9394/96, que amplia, define os níveis e modalidades da educação básica; os Parâmetros Curriculares Nacionais, com diretrizes para diferentes campos do conhecimento e níveis de escolarização; as políticas de avaliação externa da Educação Básica, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia competências e proficiência dos alunos do fundamental e ensino médio. Postula-se que políticas curriculares e de avaliação estão imbricadas, desse modo, faz-se necessária a discussão sobre as implicações dessas políticas sobre a prática docente. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.format.extent | 10433-10443 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10433-10443 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10433-10443.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141550 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Políticas de avaliação da educação básica no brasil: implicações sobre a prática docente | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Ciências Políticas e Econômicas - FFC | pt |
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