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Publicação:
Políticas de avaliação da educação básica no brasil: implicações sobre a prática docente

dc.contributor.authorFernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:26Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões iniciais de pesquisa em desenvolvimento, quer tem por objetivo a análise do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sob dois aspectos: sua configuração como parte da política de avaliação externa e a análise dos objetivos e dos conteúdos presentes nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Pretende-se identificar quais os temas, conteúdos e habilidades estão presentes nas provas dessa área, no período de 2008 a 2013. No âmbito deste trabalho, discute-se a instituição das políticas de avaliação externa e os modelos avaliativos que subsidiam estas políticas. Apresenta-se, também, a análise dos documentos do ENEM procurando contextualizar as mudanças instituídas na matriz de referência do exame em 2007. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como fontes o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. A avaliação da educação básica faz parte de um conjunto de políticas educacionais em curso, elaboradas nos anos 1990 no Brasil e em constante redefinição. Identificam-se, naquela década, três marcos referenciais legais que implicarão na redefinição das políticas de educação básica: a promulgação da Lei de Diretrizes de Bases da educação Nacional, Lei n° 9394/96, que amplia, define os níveis e modalidades da educação básica; os Parâmetros Curriculares Nacionais, com diretrizes para diferentes campos do conhecimento e níveis de escolarização; as políticas de avaliação externa da Educação Básica, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia competências e proficiência dos alunos do fundamental e ensino médio. Postula-se que políticas curriculares e de avaliação estão imbricadas, desse modo, faz-se necessária a discussão sobre as implicações dessas políticas sobre a prática docente.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.format.extent10433-10443
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10433-10443
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10433-10443.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141550
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titlePolíticas de avaliação da educação básica no brasil: implicações sobre a prática docentept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentCiências Políticas e Econômicas - FFCpt

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