Publicação: Avaliação da qualidade do atendimento da creche: uma experiência em um município do interior do estado de São Paulo.
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Data
Orientador
Souza, Tatiana Noronha de 

Coorientador
Pós-graduação
Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica vem possibilitando às creches a superação de uma concepção historicamente assistencialista, demonstrando a sua relevância no desenvolvimento educacional de crianças pequenas. Dessa forma, também passou a garantir a autonomia para a construção coletiva de seus Projetos Político Pedagógicos (PPP), assim, objetivando a verdadeira democratização do ensino. Como ponto de partida para a elaboração/reelaboração do PPP, temos na autoavaliação um instrumento formativo importantíssimo de diagnóstico e de reflexão coletiva, capaz de indicar os caminhos que a escola pode seguir em busca da melhoria de sua qualidade. Apesar do conceito de qualidade depender de um contexto histórico-cultural, a legislação brasileira e os documentos orientadores nacionais possuem parâmetros em que podemos basear as avaliações institucionais. A qualidade adotada por esses documentos é entendida como um conjunto de características e requisitos necessários para que a Educação Infantil possibilite o desenvolvimento integral de crianças até 5 anos de idade, em que as práticas considerem os direitos destas e a relação entre o cuidado e a aprendizagem. Tendo em vista a necessidade urgente de verificar a qualidade do atendimento em creches, esta pesquisa teve como objetivo investigar um processo de autoavaliação da qualidade do atendimento de uma creche em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A metodologia se deu por uma abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa participante e do estudo de caso, com uso de entrevistas semiestruturadas com oito membros da equipe pedagógica e quatro encontros de discussão coletiva, com a participação de trinta e uma professoras, para realização da discussão e avaliação dos indicadores do instrumento “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana” (SÃO PAULO, 2016). As entrevistas e os encontros foram registrados com auxílio de diário de campo e gravador. Os dados colhidos nas duas etapas foram sistematizados e analisados à luz do referencial bibliográfico pertinente. Como resultado, percebemos que o PPP da instituição pesquisada consiste em um documento burocrático, que não serve como apoio para o planejamento pedagógico e, tampouco foi construído de forma coletiva. Quanto à autoavaliação, as entrevistadas declararam não saber como avaliar a qualidade do atendimento que oferecem e, também, demonstraram grande dificuldade em conceituar essa qualidade. Os encontros de discussão explicitaram a falta de debate democrático, de momentos de reflexão coletiva e espaços de troca, bem como uma visão limitada sobre bebês e crianças, como sendo seres incapazes e sem autonomia.
Resumo (inglês)
The recognition of Early Childhood Education as the first stage of basic education has enabled daycare centers to overcome a historically assistentialist conception, demonstrating its relevance in the educational development of young children. In this way, it also began to guarantee autonomy for the collective construction of its Political Pedagogical Projects (PPP), thus aiming at the true democratization of teaching. As a starting point for the elaboration/re-elaboration of the PPP, we have in the self-assessment a very important formative instrument of diagnosis and collective reflection, capable of indicating the paths that the school can follow in search of the improvement of its quality. Although the concept of quality depends on a historical-cultural context, Brazilian legislation and national guidance documents have parameters on which we can base institutional evaluations. The quality adopted by these documents is understood as a set of characteristics and requirements necessary for Early Childhood Education to enable the integral development of children up to 5 years old, in which practices consider their rights and the relationship between care and learning. In view of the urgent need to verify the quality of care in daycare centers, this research aimed to investigate a process of self-evaluation of the quality of care in a daycare center in a city in the state of São Paulo. The methodology was based on a qualitative approach, carried out through participant research and the case study, using semi-structured interviews with eight members of the pedagogical team and four meetings of collective discussion, with the participation of thirty-one teachers, to discuss and evaluate the indicators of the instrument "Quality Indicators of Early Childhood Education in São Paulo" (SÃO PAULO, 2016). The interviews and meetings were recorded with the aid of a field diary and a tape recorder. The data collected in the two stages were systematized and analyzed in the light of the relevant bibliographic framework. As a result, we noticed that the PPP of the researched institution consists of a bureaucratic document, which does not serve as support for pedagogical planning, nor was it built collectively. Regarding self-assessment, the interviewees stated that they did not know how to evaluate the quality of the care they offer and also demonstrated great difficulty in conceptualizing this quality. The discussion meetings made explicit the lack of democratic debate, moments of collective reflection and spaces of exchange, as well as a limited view of babies and children as being incapable beings and without autonomy.
Descrição
Palavras-chave
Projeto Político-Pedagógico, Creches, Autoavaliação, Qualidade da creche, Educação infantil, Political-Pedagogical Project, Nurseries, Self-assessment, Quality of the daycare, Early Childhood Education
Idioma
Português