Logotipo do repositório
 

Publicação:
Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Sarti, Flavia Medeiros
Vasques, Andréia Lopes Pacheco

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

Na década de 1980, a partir de produções da academia e incorporação de discursos acadêmicos pelas políticas públicas e sociedade, a culpabilização do fracasso escolar lançou-se sobre os professores, através do argumento da incompetência (SOUZA, 2006). O descontentamento com a baixa qualidade do ensino revelou muitas críticas à escola e principalmente aos professores, que passaram a ser considerados tecnicamente despreparados para atender a demanda educacional. Esses discursos que produzem uma imagem negativa dos professores se fazem presentes ainda nos dias atuais. As críticas de Rubem Alves sobre o sistema educacional brasileiro tiveram início por volta dos anos 1980, período que corresponde ao nascimento e fortalecimento dos discursos que embasam o argumento de incompetência dos professores. No entanto, as produções literárias desse autor revelaram a constituição de um pensamento pedagógico que se diferencia dos discursos daquele período, apontando diversos aspectos sobre a docência e o ensino que vão além da mera exigência da competência técnica dos professores. Desse modo, essa pesquisa investiga as representações de ensino e docência presentes nas obras de Rubem Alves. Considera-se que as obras literárias emitam representações da realidade histórica e social do autor, sejam de afirmação ou contraposição, e quando alcançam os diferentes leitores, as representações emitidas na literatura incorporam a representação da realidade desses indivíduos, cada qual com especificidade (CHARTIER,1991). Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, baseando-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (FRANCO, 2007). A pesquisa também demandou uma revisão bibliográfica e estudos teóricos das concepções de representação propostas por Roger Chartier e de docência e profissão docente discutidas por...

Descrição

Palavras-chave

Alves, Rubem 1933-2014, Professores - Formação, Ensino, Professores, Educação, Brasil

Idioma

Português

Como citar

CARDOSO, Kelly Murback Alves. Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco. 2018. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação