Logotipo do repositório
 

Publicação:
Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco

dc.contributor.advisorSarti, Flavia Medeiros [UNESP]
dc.contributor.advisorVasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso, Kelly Murback Alves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:54:53Z
dc.date.available2021-03-10T12:54:53Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractNa década de 1980, a partir de produções da academia e incorporação de discursos acadêmicos pelas políticas públicas e sociedade, a culpabilização do fracasso escolar lançou-se sobre os professores, através do argumento da incompetência (SOUZA, 2006). O descontentamento com a baixa qualidade do ensino revelou muitas críticas à escola e principalmente aos professores, que passaram a ser considerados tecnicamente despreparados para atender a demanda educacional. Esses discursos que produzem uma imagem negativa dos professores se fazem presentes ainda nos dias atuais. As críticas de Rubem Alves sobre o sistema educacional brasileiro tiveram início por volta dos anos 1980, período que corresponde ao nascimento e fortalecimento dos discursos que embasam o argumento de incompetência dos professores. No entanto, as produções literárias desse autor revelaram a constituição de um pensamento pedagógico que se diferencia dos discursos daquele período, apontando diversos aspectos sobre a docência e o ensino que vão além da mera exigência da competência técnica dos professores. Desse modo, essa pesquisa investiga as representações de ensino e docência presentes nas obras de Rubem Alves. Considera-se que as obras literárias emitam representações da realidade histórica e social do autor, sejam de afirmação ou contraposição, e quando alcançam os diferentes leitores, as representações emitidas na literatura incorporam a representação da realidade desses indivíduos, cada qual com especificidade (CHARTIER,1991). Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, baseando-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (FRANCO, 2007). A pesquisa também demandou uma revisão bibliográfica e estudos teóricos das concepções de representação propostas por Roger Chartier e de docência e profissão docente discutidas por...pt
dc.format.extent99 f.
dc.identifier.aleph990009078670206341
dc.identifier.citationCARDOSO, Kelly Murback Alves. Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco. 2018. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000907867.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202928
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectAlves, Rubem 1933-2014pt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleRepresentação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em focopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000907867.pdf
Tamanho:
558.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format