Publicação: Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco
dc.contributor.advisor | Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cardoso, Kelly Murback Alves [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:54:53Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:54:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Na década de 1980, a partir de produções da academia e incorporação de discursos acadêmicos pelas políticas públicas e sociedade, a culpabilização do fracasso escolar lançou-se sobre os professores, através do argumento da incompetência (SOUZA, 2006). O descontentamento com a baixa qualidade do ensino revelou muitas críticas à escola e principalmente aos professores, que passaram a ser considerados tecnicamente despreparados para atender a demanda educacional. Esses discursos que produzem uma imagem negativa dos professores se fazem presentes ainda nos dias atuais. As críticas de Rubem Alves sobre o sistema educacional brasileiro tiveram início por volta dos anos 1980, período que corresponde ao nascimento e fortalecimento dos discursos que embasam o argumento de incompetência dos professores. No entanto, as produções literárias desse autor revelaram a constituição de um pensamento pedagógico que se diferencia dos discursos daquele período, apontando diversos aspectos sobre a docência e o ensino que vão além da mera exigência da competência técnica dos professores. Desse modo, essa pesquisa investiga as representações de ensino e docência presentes nas obras de Rubem Alves. Considera-se que as obras literárias emitam representações da realidade histórica e social do autor, sejam de afirmação ou contraposição, e quando alcançam os diferentes leitores, as representações emitidas na literatura incorporam a representação da realidade desses indivíduos, cada qual com especificidade (CHARTIER,1991). Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, baseando-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (FRANCO, 2007). A pesquisa também demandou uma revisão bibliográfica e estudos teóricos das concepções de representação propostas por Roger Chartier e de docência e profissão docente discutidas por... | pt |
dc.format.extent | 99 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009078670206341 | |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Kelly Murback Alves. Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco. 2018. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000907867.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202928 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Alves, Rubem 1933-2014 | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1