Publicação: Da Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na natação
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Brufatto, Fernanda Carminatti [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:09:35Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:09:35Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Na década de 80, diferentes autores e livros questionaram o caráter tecnicista do esporte e dos profissionais (professores e técnicos) que trabalhavam com os fundamentos esportivos e/ou com atividades de aperfeiçoamento e treinamento de determinadas modalidades. Passados um quarto de século, algumas dessas questões persistem quanto ao caráter reprodutivista de algumas destas modalidades, despertando o interesse em estar estudando esta temática na perspectiva de se apresentar um quadro da modalidade natação. Como hipótese de trabalho foi formulada a seguinte questão de estudo: os conhecimentos ou saberes adquiridos na socialização primária tendem a ser preponderantes com relação aos conteúdos/saberes/conhecimentos adquiridos na socialização secundária. Com base no exposto, este estudo tem como objetivos: (a) Averiguar entre os profissionais que trabalham com natação (iniciação, aperfeiçoamento, treinamento), o perfil profissional desenhado no exercício da profissão e; (b) Identificar na prática profissional ou história de vida desses profissionais os conhecimentos ou saberes tidos como imprescindíveis para o exercício profissional. Tratou-se de um estudo descritivo, que tem na técnica de entrevista, os instrumentos para a sua coleta de dados. Entre os resultados coletados observou-se a perspectiva dos profissionais terem forte socialização ocupacional a partir da socialização primária vinculada a prática de atividades físicas e esportivas; forte influência do saber da experiência tanto antes da graduação como durante a graduação; contribuição dos saberes da formação profissional, disciplinar e curricular no processo de formação, tendo como prérequisto para atuar neste campo: competência, postura (valores) e atenção com o processo de profissionalização. | pt |
dc.format.extent | 47 f. | |
dc.identifier.aleph | 000570784 | |
dc.identifier.citation | BRUFATTO, Fernanda Carminatti. Da Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na natação. 2008. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. | |
dc.identifier.file | brufatto_fc_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 7352600571268275 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118416 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Natação | pt |
dc.subject | Professores de educação fisica | pt |
dc.title | Da Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na natação | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7352600571268275 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- brufatto_fc_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 422.26 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format