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Relação entre os erros de leitura e de escrita em escolares com dislexia do desenvolvimento

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Advisor

Capellini, Simone Aparecida

Coadvisor

Graduate program

Educação - FFC

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Doctoral dissertation

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

Para que um escolar consiga realizar a leitura, é necessário que este foque a atenção no segmento de instruções para compreender e interpretar a língua escrita, utilize da memória auditiva e visual; realize o processamento das palavras; analise a estrutura e o contexto da língua; realize a síntese lógica e a interpretação da língua; tenha um vocabulário desenvolvido e expandido e seja fluente na leitura. Por outro lado, para que ocorra a produção escrita é necessário o envolvimento de um amplo processo cognitivo nessa elaboração, sendo necessário organização das ideias concomitantemente ao acesso a memória de longo prazo, para que ocorra a recuperação da palavra, acesso às regras ortográficas já aprendidas e formação da sequência de letras. Este estudo teve por objetivo geral caracterizar e relacionar os erros de leitura e de escrita em escolares com Dislexia do Desenvolvimento segundo as regras de codificação e decodificação do Sistema de Escrita do Português Brasileiro. Desta forma o estudo foi dividido em duas fases, sendo na fase 1 a elaboração da lista de palavras e a fase 2 o estudo de relação dos erros entre a leitura e a escrita de 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de Dislexia do Desenvolvimento, sendo 5 escolares do 4º ano do Ensino Fundamental I e 5 escolares do 5º ano do Ensino Fundamental I, em que possível observar relação forte positiva entre os acertos da prova de Leitura de Palavras com a prova de Ditado de Palavras; Ditado de Palavras com a prova de Ditado de Pseudopalavras; e Leitura de Palavras com a prova de Leitura de Pseudopalavras. Também foi possível encontrar relações forte ou moderada positiva entre os erros de Ditado de Palavras com a prova de Leitura de Palavras e entre os erros de Ditado de Pseudopalavras com a prova de Leitura de Pseudopalavras, mostrando que o conhecimento ou a defasagem no conhecimento das regras de decodificação influenciam diretamente o desempenho de escolares com Dislexia do Desenvolvimento no momento da codificação, e o conhecimento ou defasagem no conhecimento das regras de codificação influenciam diretamente o desempenho nas provas de decodificação. Desta forma este estudo conclui que existem relações positivas entre a decodificação e a decodificação, demonstrando que o mecanismo de conversão grafema-fonema está relacionado ao mecanismo de conversão fonema-grafema.

Abstract (english)

In order for a student to be able to read, it is necessary for him to focus his attention on the segment of instructions to understand and interpret written language, using auditory and visual memory; perform word processing; analyze the structure and context of the language; perform logical synthesis and language interpretation; have a developed and expanded vocabulary and be fluent in reading. On the other hand, to produce the writing, it is necessary to involve a cognitive process in this elaboration, being necessary to organize ideas concomitantly with access to long-term memory, so that the recovery of the word occurs, access to the spelling rules already learned and formation of the letter sequence. The general objective of this study was to characterize and relate reading and writing errors in students with Developmental Dyslexia according to the coding and decoding rules of the Brazilian Portuguese Writing System. Thus, the study was divided into two phases, in phase 1, the elaboration of the word list and phase 2, the study of the relationship of errors between reading and writing of 10 students with an interdisciplinary diagnosis of Developmental Dyslexia, 5 of which were schoolchildren from the 4th year of Elementary School I and 5 students from the 5th year of Elementary School, where it was possible to observe a strong positive relationship between the correct answers in the Reading of Words test with the Dictation of Words test; Word Dictation with the Pseudoword Dictation test; and Word Reading with the Pseudoword Reading test. It was also possible to find strong or moderate positive relationships between the errors of Dictation of Words with the Reading of Words test and between the errors of Dictation of Pseudowords with the Test of Pseudowords Reading, showing that the knowledge or the delay in the knowledge of the rules of decoding directly influence the performance of students with Developmental Dyslexia at the time of coding, and knowledge or lag in knowledge of coding rules directly influence performance in decoding tests. In this way, this study concludes that there are positive relationships between decoding and decoding, demonstrating that the grapheme-phoneme conversion mechanism is related to the phoneme-grapheme conversion mechanism.

Abstract (spanish)

Para que un estudiante sepa leer es necesario que centre su atención en el segmento de instrucciones para comprender e interpretar el lenguaje escrito, utilizar la memoria auditiva y visual; realizar procesamiento de textos; analizar la estructura y el contexto de la lengua; realizar síntesis lógica e interpretación del lenguaje; tener un vocabulario desarrollado y ampliado y tener fluidez en la lectura. Por otro lado, para que ocurra la producción escrita, es necesario involucrar un amplio proceso cognitivo en esta elaboración, siendo necesario organizar las ideas concomitantemente con el acceso a la memoria a largo plazo, para que ocurra la recuperación de palabras, el acceso a las reglas ortográficas ya aprendidas. y formación de la secuencia de letras. El objetivo general de este estudio fue caracterizar y relacionar los errores de lectura y escritura en estudiantes con Dislexia del Desarrollo de acuerdo con las reglas de codificación y decodificación del Sistema de Escritura del Portugués Brasileño. De esta manera, el estudio se dividió en dos fases, en la fase 1 la elaboración de la lista de palabras y la fase 2 el estudio de la relación de errores entre lectura y escritura de 10 estudiantes con diagnóstico interdisciplinario de Dislexia del Desarrollo, siendo 5 estudiantes de 4º de Básica I y 5 alumnos de 5º de Básica I, en los que se puede observar una fuerte relación positiva entre las respuestas correctas en la prueba de Lectura de Palabras y la prueba de Dictado de Palabras; Dictado de palabras con la prueba de Dictado de pseudopalabras; y lectura de palabras con la prueba de lectura de pseudopalabras. También fue posible encontrar relaciones fuertes o moderadamente positivas entre los errores de Dictado de Palabras con la prueba de Lectura de Palabras y entre los errores de Dictado de Pseudopalabras con la prueba de Lectura de Pseudopalabras, mostrando que el conocimiento o desconocimiento de las habilidades de decodificación de reglas influye directamente en el desempeño de los estudiantes con La dislexia del desarrollo en el momento de la codificación y el conocimiento o la falta de conocimiento de las reglas de codificación influyen directamente en el rendimiento de las pruebas de decodificación. Así, este estudio concluye que existen relaciones positivas entre decodificación y decodificación, demostrando que el mecanismo de conversión grafema-fonema está relacionado con el mecanismo de conversión fonema-grafema.

Description

Keywords

Dislexia, Leitura, Disortografia, Aprendizagem, Educação, Dyslexia, Reading, dysorthography, Learning, Lectura, Aprendizaje, Educación

Language

Portuguese

Citation

CHIARAMONTE, Thaís Contiero. Relação entre os erros de leitura e de escrita em escolares com dislexia do desenvolvimento. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.

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