Publicação: Literatura sem calcinha - sala de aula sem cuecalcinha
Carregando...
Data
2024-12-12
Orientador
Silva, Divino José da 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa foi desenvolvida na Linha I: “Educação, diferença, relações de gênero e
étnico-raciais”, no PPGE/FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. “Como e o que significa para
a escola tirar a calcinha da literatura?” é a pergunta que suleia essa escrita por uma outra
forma de entender e praticar o ensino dentro da sala de aula na perspectiva da dissidência de
gênero na/da educação. O objetivo é provocar um como e cutucar o porquê de defender e
fazer ensinos de literatura que construam outras formas de construir pensadas
contracolonialmente para potencializar discursos e práticas contra-hegemônicas para
transformar o ambiente escolar. Para tanto, articulo minhas vivências enquanto corpo
dissidente na escola aos cursos que fiz no PROVE, “Compartilhando experiências numa
perspectiva freiriana” e “Gêneros, corpos e afetos”. A pesquisa visa uma prática da
escrevivência de Conceição Evaristo se entrelaçando à perspectiva do sujeito, metodologia
usada por Grada Kilomba e à proposta desgramatical de uma linguagem não-binária para
costurar pensamentos e ativismos por uma educação menos violenta. Toda essa discussão é
mediada pelo conceito de uma teoria sem calcinha de Marcella Althaus-Reid. É qualitativa de
cunho teórico. Durante o levantamento bibliográfico percebe a realidade de violência e
exclusão que é imposta e projetada na vida de pessoas queers e, igualmente, os frutos da
resistência a isso. Conclui que a escola, a literatura, o currículo são espaços dúbios em
constante disputa de verdades e nós, queers, estamos na jornada para reafirmar nosso espaço,
sobreviver, curar e florescer. O resultado dela é um projeto para inspirar uma prática de
literatura sem cuecalcinha, uma vez que o diálogo é recorrentemente defendido para criar
pontes.
Resumo (inglês)
The research is carried out in Line I: “Education, difference, gender and ethnic-racial
relations”, at PPGE/FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. “How and what does it mean for
the school to take the panties off literature?" is the question that guides this writing for
another way of understanding and practicing teaching from the perspective of gender
dissidence in/of education. The aim is to defend and rethink language and literature teaching
so that it expresses other possibilities of life, breathing and transforming the school space –
heavily marked by cisheronormativity. Thus, I link my experiences as a dissident body at
school to the courses I took at PROVE, “Sharing experiences from a Freirian perspective” and
“Genders, bodies and affections”. The research is based on the writings of Conceição
Evaristo, which are entangled with the perspective of the subject, the methodology used by
Grada Kilomba and the ungrammatical proposal of a non-binary language to sew together
thoughts and activism for a less violent education. All this discussion is mediated by Marcella
Althaus-Reid's concept of a theory without panties. It is qualitative, theoretical. During the
bibliographical investigation, the reality of violence and exclusion that is imposed and
projected onto the lives of queer people is perceived, as well as the fruits of its resistance. It
concludes that school, literature and the curriculum are dubious spaces in constant dispute
over truths and we queers are on a journey to reaffirm our space, survive, heal and flourish.
The result is a project to inspire a practice of literature without underwear, since dialog is
repeatedly advocated to create bridges.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
BARBOSA, Isabelle Ruiz Paggioro Sessino Toledo. Literatura sem calcinha - sala de aula sem cuecalcinha. Orientador: Divino José da Silva. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, Ano de defesa.