Logo do repositório
 

Literatura sem calcinha - sala de aula sem cuecalcinha

dc.contributor.advisorSilva, Divino José da [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Isabelle Ruiz Paggioro Sessino Toledo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-13T16:56:53Z
dc.date.available2025-02-13T16:56:53Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.description.abstractA pesquisa foi desenvolvida na Linha I: “Educação, diferença, relações de gênero e étnico-raciais”, no PPGE/FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. “Como e o que significa para a escola tirar a calcinha da literatura?” é a pergunta que suleia essa escrita por uma outra forma de entender e praticar o ensino dentro da sala de aula na perspectiva da dissidência de gênero na/da educação. O objetivo é provocar um como e cutucar o porquê de defender e fazer ensinos de literatura que construam outras formas de construir pensadas contracolonialmente para potencializar discursos e práticas contra-hegemônicas para transformar o ambiente escolar. Para tanto, articulo minhas vivências enquanto corpo dissidente na escola aos cursos que fiz no PROVE, “Compartilhando experiências numa perspectiva freiriana” e “Gêneros, corpos e afetos”. A pesquisa visa uma prática da escrevivência de Conceição Evaristo se entrelaçando à perspectiva do sujeito, metodologia usada por Grada Kilomba e à proposta desgramatical de uma linguagem não-binária para costurar pensamentos e ativismos por uma educação menos violenta. Toda essa discussão é mediada pelo conceito de uma teoria sem calcinha de Marcella Althaus-Reid. É qualitativa de cunho teórico. Durante o levantamento bibliográfico percebe a realidade de violência e exclusão que é imposta e projetada na vida de pessoas queers e, igualmente, os frutos da resistência a isso. Conclui que a escola, a literatura, o currículo são espaços dúbios em constante disputa de verdades e nós, queers, estamos na jornada para reafirmar nosso espaço, sobreviver, curar e florescer. O resultado dela é um projeto para inspirar uma prática de literatura sem cuecalcinha, uma vez que o diálogo é recorrentemente defendido para criar pontes.pt
dc.description.abstractThe research is carried out in Line I: “Education, difference, gender and ethnic-racial relations”, at PPGE/FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. “How and what does it mean for the school to take the panties off literature?" is the question that guides this writing for another way of understanding and practicing teaching from the perspective of gender dissidence in/of education. The aim is to defend and rethink language and literature teaching so that it expresses other possibilities of life, breathing and transforming the school space – heavily marked by cisheronormativity. Thus, I link my experiences as a dissident body at school to the courses I took at PROVE, “Sharing experiences from a Freirian perspective” and “Genders, bodies and affections”. The research is based on the writings of Conceição Evaristo, which are entangled with the perspective of the subject, the methodology used by Grada Kilomba and the ungrammatical proposal of a non-binary language to sew together thoughts and activism for a less violent education. All this discussion is mediated by Marcella Althaus-Reid's concept of a theory without panties. It is qualitative, theoretical. During the bibliographical investigation, the reality of violence and exclusion that is imposed and projected onto the lives of queer people is perceived, as well as the fruits of its resistance. It concludes that school, literature and the curriculum are dubious spaces in constant dispute over truths and we queers are on a journey to reaffirm our space, survive, heal and flourish. The result is a project to inspire a practice of literature without underwear, since dialog is repeatedly advocated to create bridges.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationBARBOSA, Isabelle Ruiz Paggioro Sessino Toledo. Literatura sem calcinha - sala de aula sem cuecalcinha. Orientador: Divino José da Silva. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, Ano de defesa.pt
dc.identifier.lattes0823655886979617
dc.identifier.orcid0000-0001-9826-8950
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260886
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação transinclusivapt
dc.subjectEnsino Afirmativopt
dc.subjectEscrevivênciapt
dc.subjectContracolonialidadept
dc.subjectPerspectiva do sujeitopt
dc.subjectTransinclusive teachingen
dc.subjectContracolonialidaden
dc.subjectSubject perspectiveen
dc.subjectAnticolonialismen
dc.subjectEnseñanza transinclusivaes
dc.subjectTransinclusividades
dc.subjectAffirmative teachinges
dc.subjectEnseñanza afirmativaes
dc.subjectPerspectiva del sujetoes
dc.titleLiteratura sem calcinha - sala de aula sem cuecalcinhapt
dc.title.alternativeLiterature without panties - travesty classroomen
dc.title.alternativeLiteratura sin bragas - clase transvertidaes
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactEssa pesquisa suscita a entrada de outros corpos historicamente não bem-vindos na universidade: corpos trans. Suscita também a circulação de linguagens que arranhem a cara da norma elitista e expõe a dura realidade para a qual não estamos preparades, mas que nos alcança cada dia mais ferozmente, os abalos sistêmicos nas formas de produzir gênero, currículos e educação. Minha pesquisa endossa o caminho para muitas outras que aparecerão para retomar esse nosso lugar de direito na universidade, na pesquisa e na produção acadêmica, a contracoloniedade.pt
dcterms.impactThis research encourages the entry of other historically unwelcome bodies into the university: trans bodies. It also encourages the circulation of languages that scratch the face of the elitist norm and exposes the harsh reality for which we are not prepared, but that is reaching us more fiercely every day: the systemic disruptions in the ways of producing gender, curricula and education. My research endorses the path for many others that will appear to take back our rightful place in the university, in research and in academic production: the counter-coloniality.en
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEducação, diferença, relações de gênero e étnico-raciaispt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barbosa_irpst_me_prud.pdf
Tamanho:
2.88 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: