Publicação: Sustentabilidade na indústria de confecção: práticas eficientes de gerenciamento de resíduos
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Data
Autores
Orientador
Castro, Marcus Cesar Avezum Alves de 

Coorientador
Mello, Andressa de
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo explora os desafios crescentes da indústria de confecção, um setor-chave na moda, em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos. Levamos em consideração a disponibilidade e características das matérias-primas, a falta de circularidade dos produtos e os obstáculos no tratamento adequado de resíduos em grande volume. O objetivo principal é analisar oportunidades para aprimorar a gestão de resíduos sólidos na indústria de confecção. A pesquisa foi realizada em dois momentos: No primeiro momento, uma análise bibliográfica de conceitos e práticas relacionados à sustentabilidade e gerenciamento de resíduos; depois uma análise bibliográfica de empresas de confecção de destaque que culminou com a identificação de dez pontos de práticas sustentáveis que contribuem para a redução e melhor aproveitamento de resíduos; e, no segundo momento, entrevistas com duas empresas de confecções focadas em práticas sustentáveis para identificar seus principais desafios na implementação dessas práticas. Os pontos de análise de práticas sustentáveis e de gestão de resíduos identificadas foram matéria-prima sustentável, aviamentos, redução de resíduos e gerenciamento de resíduos, entre outros. De modo geral, empresas de pequeno porte priorizam produções menores e práticas sustentáveis, como o upcycling e o uso de fibras naturais. Contudo, empresas de grande porte, estão gradualmente incorporando práticas sustentáveis em suas operações, com metas e certificações relacionadas à matéria-prima, redução de emissões e reciclagem. No entanto, ainda mantêm modelos de hiperprodução com estoque, o que limita a redução de resíduos e a circularidade. No segundo momento da pesquisa, identificamos os seguintes desafios: A empresa A enfrenta desafios relacionados ao desconhecimento e inaplicabilidade da legislação ambiental. A Empresa B, possui conhecimento profundo e adota práticas inovadoras, mas enfrenta a falta de valorização dessas práticas pelos clientes. Conclui-se que a redução e melhoria no gerenciamento de resíduos e a transição para uma produção mais sustentável requerem foco no design do produto, inovações no modo de produção, acesso a capital e políticas públicas de educação ambiental e regulamentações para valorizar práticas que impactam positivamente tanto o meio ambiente quanto o aspecto social.
Resumo (inglês)
This study addresses the growing challenges of the apparel industry, a key sector in fashion, in relation to solid waste management. We take into account the availability and characteristics of raw materials, the lack of circularity of products and obstacles in the proper treatment of waste in large volumes. The main objective is to analyze opportunities to improve solid waste management in the manufacturing industry. The research was carried out in two moments: At first, a bibliographical analysis of concepts and practices related to sustainability and waste management; then a bibliographical analysis of prominent clothing companies that culminated in the identification of ten points of sustainable practices that contribute to the reduction and better use of waste; and, in the second moment, the interviews with two clothing companies focused on sustainable practices to identify their main challenges in implementing these practices. The points of analysis of sustainable practices and waste management identified were sustainable raw material, trimmings, waste reduction and waste management, among others. In general, small companies prioritize smaller productions and sustainable practices, such as upcycling and the use of natural fibers. However, large companies are gradually incorporating sustainable practices into their operations, with targets and certifications related to raw materials, emissions reduction and recycling. However, they still maintain hyperproduction models with stock, which limits waste reduction and circularity. In the second phase of the research, we identified the following challenges: Company A faces challenges related to ignorance and inapplicability of environmental legislation. Company B, has deep knowledge and adopts innovative practices, but faces a lack of appreciation for these practices by customers. It is concluded that reducing and improvement in waste management and the transition to more sustainable production require a focus on product design, innovations in production mode of production, access to capital and environmental education, public policies and regulations to value practices that positively impact both the environment and the social aspect.
Descrição
Palavras-chave
Economia circular, Sustentabilidade, Vestuario, Gerenciamento de resíduos, Sustainable practices, Manufacturing industry, Circular economy, Waste management
Idioma
Português