Publicação: A probabilidade nos documentos curriculares de Brasil, Argentina, Colômbia e México: uma análise comparada
dc.contributor.advisor | Souza, Antonio Carlos de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gomes, Heron Miguez Gonzalez | |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T21:40:48Z | |
dc.date.available | 2023-12-07T21:40:48Z | |
dc.date.issued | 2023-10-31 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise comparada sobre como se mostra o ensino de Probabilidade em documentos curriculares nacionais de alguns países latino-americanos. Para tanto, elegemos, a partir de um estudo de publicações da área em eventos internacionais, analisar os currículos de Brasil, Argentina, Colômbia e México. Optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa comparada que nos permitiu analisar lado a lado, de maneira contextualizada, os quatro documentos em busca de convergências, peculiaridades e possibilidades do que se mostra para o ensino de Probabilidade no âmbito específico dessas políticas públicas curriculares nacionais. A pergunta que orientou nossa análise foi: “Como o ensino de Probabilidade se mostra em documentos curriculares de países da América Latina?”. Realizamos levantamentos teóricos quanto a interpretações de probabilidade, letramento probabilístico, bem como sobre teorias de currículo e elaboração curricular. Organizamos um panorama dos 4 países para situar nosso processo de análise comparada, com observações sobre suas histórias, aspectos socioeconômicos e educacionais. A análise dos dados se deu em dois momentos, o primeiro sobre a organização geral e específica da Probabilidade nos textos iniciais dos documentos. O segundo se deu com as orientações de aprendizagens prescritivas esperadas pelos currículos a partir de alguns aspectos considerados como as interpretações de probabilidade e os elementos do letramento probabilístico. Consideramos, por fim, que há a necessidade quantitativa da presença da Probabilidade em mais anos de ensino, mas principalmente a necessidade qualitativa de uma boa organização e aprofundamento de todos os aspectos considerados na pesquisa, como as interpretações e os elementos do letramento. Ao final, trazemos algumas considerações e propostas de maneira geral e específica a cada documento. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this research is to carry out a comparative analysis on how the teaching of Probability is shown in national curricular documents of some Latin American countries. To this end, we chose, based on a study of publications in the area at international events, to analyze the curricula of Brazil, Argentina, Colombia and Mexico. We opted for a comparative qualitative research methodology that allowed us to analyze side by side, in a contextualized way, the four documents in search of convergences, peculiarities and possibilities of what is shown for the teaching of Probability in the specific scope of these national public curricular policies. The question that guided our analysis was: “How does the teaching of Probability appear in curricular documents in Latin American countries?” We carry out theoretical surveys regarding interpretations of probability, probabilistic literacy, as well as curriculum theories and curriculum development. We organized an overview of the 4 countries to situate our comparative analysis process, with observations about their histories, socioeconomic and educational aspects. Data analysis took place in two moments, the first on the general and specific organization of Probability in the initial texts of the documents. The second occurred with the prescriptive learning guidelines expected by the curricula based on some aspects considered such as probability interpretations and the elements of probabilistic literacy. Finally, we consider that there is a quantitative need for the presence of Probability in more years of teaching, but mainly the qualitative need for a good organization and deepening of all aspects considered in the research, such as interpretations and literacy elements. At the end, we bring some general and specific considerations and proposals to each document. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.lattes | 0749432066970256 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-2824-9361 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/251771 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação estatística | pt |
dc.subject | Análise comparada | pt |
dc.subject | Currículo na América Latina | pt |
dc.subject | Letramento probabilístico | pt |
dc.subject | Educação Matemática | pt |
dc.subject | Statistics education | en |
dc.subject | Comparative analysis | en |
dc.subject | Curriculum in Latin America | en |
dc.subject | Probability literacy | en |
dc.subject | Mathematics Education | en |
dc.title | A probabilidade nos documentos curriculares de Brasil, Argentina, Colômbia e México: uma análise comparada | pt |
dc.title.alternative | Probability in curricular documents from Brazil, Argentina, Colombia and Mexico: a comparative analysis | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.graduateProgram | Educação Matemática - IGCE 33004137031P7 | |
unesp.knowledgeArea | Ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos | |
unesp.researchArea | Resolução de problemas e ensino e aprendizagem de matemática. |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- gomes_hmg_me_rcla.pdf
- Tamanho:
- 794.59 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: