Publicação: A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Correa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo identificar como a alfabetização cartográfica e o letramento estão sendo discutidas pelos pesquisadores brasileiros. A alfabetização e o letramento cartográfico são o ponto inicial para os alunos entenderem a disciplina de Geografia, já que essa disciplina que está presente em toda a vida escolar dos alunos brasileiros. Neste sentido pretendemos realizar um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações nas bases de dados, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Pathernon. Os trabalhos pesquisados apresentavam as seguintes palavras em seus títulos ou palavras-chave, alfabetização cartográfica e letramento cartográfico. Ao apresentarmos o estado da arte pretendeu-se entender o que é e por a alfabetização e o letramento cartográfico é importante para o desenvolvimento dos alunos. A Alfabetização Cartográfica é primordial para que o aluno seja um leitor de mapas, enquanto o Letramento Cartográfico é tratado como um conceito mais amplo que a alfabetização e que o aluno compreenda o mapa e como utilizá-lo em seu cotidiano
Descrição
Palavras-chave
Cartografia, Alfabetização, Pesquisa bibliografica, Geografia, Geografia - Estudo e ensino, Brasil
Idioma
Português
Como citar
SOARES, Ingrid Lopes. A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica. 2019. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.