Publicação: A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica
dc.contributor.advisor | Maia, Diego Correa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Soares, Ingrid Lopes [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:56:29Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:56:29Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar como a alfabetização cartográfica e o letramento estão sendo discutidas pelos pesquisadores brasileiros. A alfabetização e o letramento cartográfico são o ponto inicial para os alunos entenderem a disciplina de Geografia, já que essa disciplina que está presente em toda a vida escolar dos alunos brasileiros. Neste sentido pretendemos realizar um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações nas bases de dados, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Pathernon. Os trabalhos pesquisados apresentavam as seguintes palavras em seus títulos ou palavras-chave, alfabetização cartográfica e letramento cartográfico. Ao apresentarmos o estado da arte pretendeu-se entender o que é e por a alfabetização e o letramento cartográfico é importante para o desenvolvimento dos alunos. A Alfabetização Cartográfica é primordial para que o aluno seja um leitor de mapas, enquanto o Letramento Cartográfico é tratado como um conceito mais amplo que a alfabetização e que o aluno compreenda o mapa e como utilizá-lo em seu cotidiano | pt |
dc.format.extent | 35 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009275650206341 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Ingrid Lopes. A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica. 2019. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927565.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203312 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Cartografia | pt |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt |
dc.subject | Geografia | pt |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1