Publicação: Indícios sobre o estado descritivo do planejamento de jogos educativos em publicações no Ensino de Química: identificação de parâmetros e análise de seu potencial para orientar docentes em sua empreitada lúdica
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Data
2025-02-28
Autores
Orientador
Souza, Aguinaldo Robinson de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O planejamento de Jogos Educativos (JEs) para o ensino de conceitos científicos é um tema pouco explorado na literatura nacional do Ensino de Química (EQ), o que impacta na pesquisa científica e na atuação docente. Enquanto na primeira a falta de discussões aprofundadas sobre o assunto impossibilita importantes avanços para a área de Jogos e Atividades Lúdicas (JAL), no espaço escolar sente-se falta de materiais que orientem o professor de Química em sua atividade de elaboração deste tipo de proposta lúdica. Com o propósito de investigar se as publicações na área fornecem contribuições para a superação deste problema em ambos os contextos, propõe-se a seleção e avaliação de artigos em dois bancos de dados de publicações científicas: o Portal de Periódicos da CAPES e a Scielo. Por meio de uma revisão integrativa da literatura aliada à Análise de Conteúdo, identificou-se 189 considerações nas publicações selecionadas possíveis de serem associadas a atividade docente de planejamento de JEs. Com base em apontamentos da teoria das Modalidades de Conteúdo, esse conjunto foi submetido a um processo de seleção com o objetivo de averiguar o potencial isolado de cada item em nortear o/a professor/a de Química a planejar este tipo de atividade lúdica, o que envolveu atribuir aos parâmetros uma de três modalidades de conhecimento: conceitual, procedimental e conceitual-procedimental. Em função da quantidade de itens, apenas os 30 parâmetros que contribuem nas duas perspectivas foram selecionados para análise, enquanto 91 ideias conceituais e 68 procedimentos estão eliminados, porque possuem menor potencial para subsidiar a atividade docente em estudo. As informações que constituem cada um destes parâmetros foram analisadas a partir dos princípios da Psicologia Histórico-Cultural, por meio da qual inferiu-se suas contribuições para a formação de conhecimentos de docentes quanto ao ato de planejar JEs. Ao final da análise, identificou-se que o modo de escrita desses parâmetros não privilegia explicações satisfatórias para entendermos como proceder nesse processo. Mesmo apresentando considerações conceituais e procedimentais, essas informações não são debatidas o suficiente para formalizar a prática do planejamento. Concluiu-se que os resultados são indícios de que a apresentação de JEs é pouco explorada em publicações da área de JAL no EQ. A partir dessas evidências, observa-se que a falta de discussões nos artigos da área evidenciada pro Garcez e Soares (2017) se estende para a descrição que fazemos de nossas propostas lúdicas. É necessário aproximar os conceitos pedagógicos/didáticos dos procedimentos docentes, ampliando discussões que envolvem como avaliar a aprendizagem por meio do jogo, explicações que justificam mecânicas de jogo, definições do sistema de regras, e justificativas das características da proposta e dos materiais que constituem a atividade lúdica. Entretanto, a elevada pluralidade de temas observada para os parâmetros demonstra que existem muitos detalhes a serem considerados na elaboração de um JE, o que torna impossível descrever perfeitamente uma proposta lúdica em uma publicação. De acordo com nossos indícios, uma possível solução a longo prazo está no incentivo à publicação de trabalhos com foco em abordar o planejamento de um JE. Neste sentido, é pertinente a constituição de uma subárea em JAL voltada exclusivamente a esse propósito, para a qual pode-se projetar uma variedade de objetivos para o desenvolvimento de estudos, desde metodologias para aplicação a discussões teórico-práticas sobre características e mecânicas específicas de um JE. Em última análise, o problema estudado existe em razão da falta de objetivos de pesquisa dedicados a se analisar/discutir procedimentos docentes na elaboração do JE.
Resumo (inglês)
The planning of Educational Games (EGs) for teaching scientific concepts is a topic that is scarcely explored in the national literature on Chemistry Teaching (CE), which impacts scientific research and teaching practices. While in the former the lack of in-depth discussions on the subject hinders significant advancements in the field of Games and Playful Activities (GPA), in the school context there is a lack of materials to guide Chemistry teachers in designing this type of playful proposal. With the purpose of investigating whether publications in the field provide contributions to overcoming this issue in both contexts, the selection and evaluation of articles from two scientific publication databases are proposed: the Portal de periódicos da CAPES and Scielo. Through an integrative literature review combined with Content Analysis, 189 considerations were identified in the selected publications that could be associated with the teaching activity of planning EGs. Based on indications from the theory of Content Modalities, this set was subjected to a selection process to evaluate the isolated potential of each item in guiding Chemistry teachers to plan this type of playful activity, which involved categorizing the parameters into one of three knowledge modalities: conceptual, procedural, and conceptual-procedural. Due to the number of items, only the 30 parameters that contribute to both perspectives were selected for analysis, while 91 conceptual ideas and 68 procedures were excluded because they have less potential to support the teaching activity under study. The information constituting each of these parameters was analyzed based on the principles of Historical-Cultural Psychology, through which their contributions to the formation of teachers’ knowledge regarding the act of planning EGs were inferred. At the end of the analysis, it was identified that the way these parameters are written does not prioritize satisfactory explanations to understand how to proceed in this process. Even though conceptual and procedural considerations are presented, this information is not sufficiently debated to formalize the planning practice. It was concluded that the results are evidence that the presentation of EGs is underexplored in publications in the GPA field within CE. From this evidence, it is observed that the lack of discussions in articles in the field, as evidenced by Garcez and Soares (2017), extends to the descriptions we make of our playful proposals. It is necessary to bridge the gap between pedagogical/didactic concepts and teaching procedures, expanding discussions that involve how to assess learning through the game, explanations that justify game mechanics, definitions of the rule system, and justifications for the characteristics of the proposal and the materials that constitute the playful activity. However, the high diversity of themes observed for the parameters demonstrates that many details must be considered in the development of an EG, making it impossible to perfectly describe a playful proposal in a single publication. According to our findings, a possible long-term solution lies in encouraging the publication of works focused on addressing the planning of an EG. In this sense, it is pertinent to establish a subfield within GPA exclusively dedicated to this purpose, for which a variety of objectives for the development of studies can be projected, ranging from application methodologies to theoretical-practical discussions on specific characteristics and mechanics of an EG. Ultimately, the studied problem exists due to the lack of research objectives dedicated to analyzing/discussing teaching procedures in the development of EGs.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
TAVARES, Fabio Daniel. Indícios sobre o estado descritivo do planejamento de jogos educativos em publicações no Ensino de Química: identificação de parâmetros e análise de seu potencial para orientar docentes em sua empreitada lúdica. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2025. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.