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Publicação:
Os serviços telemáticos e auto-organização de sistemas de gestão para o ensino: caso SISGRAD – Faac/Unesp/Bauru

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Orientador

Santos, Célia Maria Retz Godoy dos

Coorientador

Pós-graduação

Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso para verificar os contributos da plataforma SISGRAD da Faac/Unesp, na construção de uma gestão auto-organizada do ensino superior. Segundo Debrun (1996) a teoria da auto-organização é um processo de desenvolvimento espontâneo, dinâmico e complexo, no qual os elementos que o integram interagem originando novas formas de desempenho. Entende-se, portanto, que a auto-organização é a capacidade de produzir-se a si próprio e de se reorganizar por meio de seus elementos diante de intercorrências. A metodologia empregada nessa pesquisa consistiu em revisão bibliográfica para levantamento dos aportes teóricos. Na sequência, efetuou-se descrição do SISGRAD, desde sua implantação em 2011 até a presente data. A pesquisa de campo qualitativa -com entrevistas à especialistas, realizou-se a partir da técnica de incidentes críticos. Essa técnica pretendeu levantar a maneira como as situações e os acontecimentossão vivenciados e experienciados pelos indivíduos, permitindo acesso aos componentes afetivos, comportamentais e cognitivos, para se definir o quanto a plataforma SISGRAD contribui para um sistema auto-organizado. Como resultado, verificou-se que o uso deplataformas de serviços telemáticos, como o SISGRAD, contribui no favorecimento de um sistema auto-organizado que promove qualidade na gestão do ensino superior, otimiza fluxos e dinâmicas de trabalho e permite que trabalhadores desenvolvam novos repertórios comportamentais com impacto na cultura organizacional

Resumo (inglês)

This work aimed to carry out a case study to verify the contributions of the Faac/Unesp’s SISGRAD platform, in the construction of a self-organized management of higher education. According to Debrun (1996) the theory of self-organization is a spontaneous,dynamic and complex development process, in which the elements that integrate it interact, giving rise to new forms of performance. Therefore, it is understood that self-organization is the ability to produce oneself and to reorganize oneself through its elements in the face of new demands. The methodology used in this research consisted of a bibliographic review to survey the theoretical contributions. Subsequently, a description of SISGRAD was made, since its implementation in 2011 to the present date. Qualitative field research -with interviews with specialists, was carried out using the technique of critical incidents. This technique intended to comprehend the way situations and events are lived and experienced by individuals. Thus, allowing access to affective, behavioral and cognitive components, to define how much the SISGRAD platform contributes to a self-organized system. As a result, it was found that the use of telematic service platforms, such as SISGRAD, contributes to the promotion of a self-organized system that promotes quality in the management of higher education, optimizes work flows and dynamics and allows workers to develop new behavioral repertoires with impacts in the organizational culture

Descrição

Palavras-chave

Tecnologias de informação e comunicação, Sistemas auto-organizadores, Administração Pública, Comunicação, Mídias digitais, Self-organization, Telematic system, Communication, Digital media, Psychotechnology

Idioma

Português

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