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Publicação:
Shopping center: consumo do espaço, cotidianidade e fetichismo

dc.contributor.advisorPintaudi, Silvana Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMadeira Filho, Magno de Lara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-02-19T12:25:26Z
dc.date.available2016-02-19T12:25:26Z
dc.date.issued2015-12-18
dc.description.abstractA presente tese visa problematizar o lugar do shopping center no processo de produção do espaço, identificando, através de uma análise histórica, as metamorfoses e os novos sentidos adquiridos por essa forma espacial. Antes de se tornar um espaço comercial, o shopping é um relevante investimento imobiliário atrelado ao capital financeiro. Porém, mais que um espaço de consumo torna-se consumo do espaço preso ao tempo da cotidianidade, o que permite a tal forma comercial tornar-se um elemento concreto do processo de subjetivação engendrado pelo espaço produzido pela forma mercadoria, que, por sua vez, reproduz e amplia a mercantilização do urbano, permitindo a análise das relações sociais reificantes características de um momento histórico aonde os valores do consumo ganham centralidade na reprodução da sociedade urbana. A subjetivação realizada pela mercadoria espaço é iluminada com o conceito teórico e prático de fetichismo do espaço, capaz de determinar modos de uso do espaço engendrados pelo mercado, revelando comportamentos, modos de agir e de pensar produzidos com o intuito exclusivo de permitir a aceleração e reprodução do capital, assim como de reforçar os conteúdos capitalistas da cotidianidade imposta à sociedade urbana em constituição.pt
dc.description.abstractThis thesis aims to discuss the place of the shopping mall in the space production process, identifying, through a historical analysis, the metamorphosis and the new meanings acquired by this spatial form. Before becoming a commercial space, the mall is a major real estate investment linked to financial capital. However, more than a consumption space it becomes a consumption of space stuck to the quotidian time, which allows such commercial form to become a concrete element of subjectivity process engendered by the space produced by the commodity form, which in turn reproduces and expands the commodification of the urban, allowing the analysis of reifying social relations characteristic of a historical moment where the consumption values gain centrality in the reproduction of urban society. The subjectivity held by the space commodity is illuminated with the theoretical and practical concept of fetishism of space, able to determine ways to use the space engendered by the market, revealing behaviors, ways of acting and thinking produced with the sole purpose of enabling the acceleration and reproduction of capital as well as to enhance the quotidian capitalist content imposed on the urban society in constitution.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2012/08282-2
dc.identifier.aleph000868378
dc.identifier.capes33004137004P0
dc.identifier.lattes4077627276866507
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134293
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectShopping centerpt
dc.subjectReprodução do espaçopt
dc.subjectConsumo do espaçopt
dc.subjectFetichismo do espaçopt
dc.subjectSpace reproductionen
dc.subjectSpace consumptionen
dc.subjectFetishism of spaceen
dc.titleShopping center: consumo do espaço, cotidianidade e fetichismopt
dc.title.alternativeShopping center: space consumption, everydayness and fetishismen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4077627276866507
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramGeografia - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOrganização do espaçopt
unesp.researchAreaAs formas de comércio e a sociedade de consumopt

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