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Publicação:
Restauração ecológica e gestão ambiental em Área de Preservação Permanente Urbana

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Orientador

Ribeiro, Milton Cezar

Coorientador

Cagnoni, Leticia Bulascoschi

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Ecologia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O trabalho apresenta a restauração ecológica em uma área de preservação permanente em uma escola estadual, com o método de plantio direto de árvores e mais algumas técnicas de manejo pensado para a recomposição da vegetação nativa da Mata Atlântica e do Cerrado de transição em conjunto a educação ambiental. O atual projeto pode ser utilizado pela sociedade, técnicos em restauração e estudantes dentre pessoas que queiram regularizar passivos ambientais, tanto em área urbana quanto rural. O plantio direto em área que predomina espécies do gênero brachiaria, quando bem feito, recupera a vegetação de forma eficaz, com baixo investimento financeiro e com tempo reduzido de manutenção de área. Também inclui demandas sociais, aproveitamento e junção de outro tema também relacionada a restauração e apropriação do espaço público como um todo, inserido em meio urbano e dentro de um local de ensino com uma comunidade de alunos e professores dispostos a aproveitar e integrar o espaço de diversas formas para a educação. A proposta de trabalho prevê a médio prazo a regulação da recarga hídrica e fluxos de água, atração e conservação da fauna como avifauna, herpetofauna, controle de erosão, melhora da qualidade do ar, regulação do microclima, polinização e doenças. Essas ações têm por objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades, incluindo o ser humano se beneficiem dos serviços ecossistêmicos. Vendo este espaço de aproximadamente quatro mil metros quadrados como potencial fragmento de Mata Atlântica, o plantio de árvores nativas foi realizado em conjunto a comunidade escolar, uma prática de educação ambiental e beneficiamento da paisagem.

Resumo (inglês)

The work presents ecological restoration whitin permanent preservation area in a public school, employing the method of direct tree planning and some other management techniques designed to restore fragments of the Atlantic Forest and the is intended to serve society Cerrado together with education. environmental. The current project can be used by society, restoration technicians and students particularly those seeking to address environmental liabilities, both in urban and rural areas. Direct planning in an area predominantly populated by brachiaria genus, when executed effectively, recovers the roof, with low financial investment and limited time to maintain the area. It also includes social demands, exploring the use and unique aspects of theme related to the restoration and appropriation of public space, inserted in an urban environment and within a school with a community of students and teachers enjoying and integrating the teaching space in different forms of education. The work proposal foresees several ecological services such as water recharge and water flows, attraction and conservation of fauna such as birdlife, herpetofauna, erosion control, improvement of air quality, regulation of microclimate, pollination and diseases. These actions aim to improve the quality of life of communities, including the human benefit of ecosystem services. This area of approximately four thousand square meters will be a fragment of the Atlantic Forest, once the planting of native trees was carried out jointly in the school community, a practice of environmental education and landscape improvement.

Descrição

Palavras-chave

Recuperação, Serviços ecossistêmicos, Ecossistema urbano, Meio ambiente, Mata nativa, Recovery, Ecosystem services, Urban ecosystem, Environment, Native forest

Idioma

Português

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