Publication: Uma análise interdisciplinar do bioma Caatinga na obra literária "Vidas Secas", de Graciliano Ramos
Loading...
Date
Authors
Advisor
Silva, Peterson Rigato da 

Moraes, Tatiana Schneider Vieira de 

Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Ciências Biológicas - IB
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Este trabalho apresenta uma proposta de utilização da obra literária “Vidas Secas”, do autor Graciliano Ramos, como uma ferramenta metodológica para o ensino do bioma Caatinga por professoras e professores de Ciências do ensino Fundamental II e de Biologia do Ensino Médio. O desenvolvimento de ações pautadas no uso da literatura em sala de aula pode contribuir para integrar aspectos literários utilizados nas aulas de Língua Portuguesa com as aulas de Ciências e Biologia, dentre outras disciplinas. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi caracterizar e analisar as possibilidades de utilização da obra Vidas Secas nas aulas de Ciências e Biologia em articulação com outras disciplinas. Para atender o objetivo proposto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida a partir de uma análise documental da obra Vidas Secas, organizada em duas fases: fase 1) foram selecionados trechos que podem ser utilizados para explicações sobre o bioma; fase 2) os trechos foram analisados com base em indícios para a promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias. Os resultados evidenciam as possibilidades da literatura em sala de aula incluindo aspectos interdisciplinares nas escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por fim, foi possível constatar as articulações necessárias entre as Ciências Biológicas e a Literatura para que professoras e professores possam utilizar este recurso nos planejamentos de situações pedagógicas envolvendo conceitos científicos e a obra literária Vidas Secas.
Abstract (english)
This work presents a proposal for the use of the literary work “Vidas Secas”, by the author Graciliano Ramos, as a methodological tool for teaching the Caatinga biome by Science teachers in Elementary School II and Biology in High School. The development of actions based on the use of literature in the classroom can contribute to integrating literary aspects used in Portuguese Language classes with Science and Biology classes, among other subjects. In this sense, the objective of this investigation was to characterize and analyze the possibilities of using the work Vidas Secas in Science and Biology classes in conjunction with other disciplines. To meet the proposed objective, a qualitative research was structured, which was developed from a documental analysis of the work Vidas Secas, organized in two phases: phase 1) excerpts were selected that can be used for explanations about the biome; phase 2) the excerpts were analyzed based on evidence for the promotion of Scientific Literacy through literary works. The results show the possibilities of literature in the classroom, including interdisciplinary aspects in Elementary School II and High School. Finally, it was possible to verify the necessary articulations between Biological Sciences and Literature so that teachers can use this resource in the planning of pedagogical situations involving scientific concepts and the literary work Vidas Secas.
Description
Keywords
Literatura, Caatinga, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Science classes, Interdisciplinarity, Literature, Biology, Education
Language
Portuguese