Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma análise interdisciplinar do bioma Caatinga na obra literária "Vidas Secas", de Graciliano Ramos

dc.contributor.advisorSilva, Peterson Rigato da [UNESP]
dc.contributor.advisorMoraes, Tatiana Schneider Vieira de [UNESP]
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorFrança, Ana Flávia Vieira de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-06-20T17:46:55Z
dc.date.available2023-06-20T17:46:55Z
dc.date.issued2023-06-06
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de utilização da obra literária “Vidas Secas”, do autor Graciliano Ramos, como uma ferramenta metodológica para o ensino do bioma Caatinga por professoras e professores de Ciências do ensino Fundamental II e de Biologia do Ensino Médio. O desenvolvimento de ações pautadas no uso da literatura em sala de aula pode contribuir para integrar aspectos literários utilizados nas aulas de Língua Portuguesa com as aulas de Ciências e Biologia, dentre outras disciplinas. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi caracterizar e analisar as possibilidades de utilização da obra Vidas Secas nas aulas de Ciências e Biologia em articulação com outras disciplinas. Para atender o objetivo proposto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida a partir de uma análise documental da obra Vidas Secas, organizada em duas fases: fase 1) foram selecionados trechos que podem ser utilizados para explicações sobre o bioma; fase 2) os trechos foram analisados com base em indícios para a promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias. Os resultados evidenciam as possibilidades da literatura em sala de aula incluindo aspectos interdisciplinares nas escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por fim, foi possível constatar as articulações necessárias entre as Ciências Biológicas e a Literatura para que professoras e professores possam utilizar este recurso nos planejamentos de situações pedagógicas envolvendo conceitos científicos e a obra literária Vidas Secas.pt
dc.description.abstractThis work presents a proposal for the use of the literary work “Vidas Secas”, by the author Graciliano Ramos, as a methodological tool for teaching the Caatinga biome by Science teachers in Elementary School II and Biology in High School. The development of actions based on the use of literature in the classroom can contribute to integrating literary aspects used in Portuguese Language classes with Science and Biology classes, among other subjects. In this sense, the objective of this investigation was to characterize and analyze the possibilities of using the work Vidas Secas in Science and Biology classes in conjunction with other disciplines. To meet the proposed objective, a qualitative research was structured, which was developed from a documental analysis of the work Vidas Secas, organized in two phases: phase 1) excerpts were selected that can be used for explanations about the biome; phase 2) the excerpts were analyzed based on evidence for the promotion of Scientific Literacy through literary works. The results show the possibilities of literature in the classroom, including interdisciplinary aspects in Elementary School II and High School. Finally, it was possible to verify the necessary articulations between Biological Sciences and Literature so that teachers can use this resource in the planning of pedagogical situations involving scientific concepts and the literary work Vidas Secas.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244141
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectCaatingapt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectScience classesen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectBiologyen
dc.subjectEducationen
dc.titleUma análise interdisciplinar do bioma Caatinga na obra literária "Vidas Secas", de Graciliano Ramospt
dc.title.alternativeAn interdisciplinary analysis of the Caatinga biome in the literary work "Vidas Secas", by Graciliano Ramosen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
franca_afv_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
455.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
franca_afv_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
65.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: